ENEM, perguntado por Joaunzinho6583, 8 meses atrás

Milton Santos (2001) apresenta uma discussão em tornoda proposição de uma divisão regional do Brasil baseada,simultaneamente, numa atualidade marcada pela difusãodiferencial do meio técnico-científico-informacional enas heranças do passado. Cada região instala aquiloque, a cada momento, vem a constituir rugosidadesdiferentes. Essas rugosidades estão ligadas, de um lado,à tecnicidade dos objetos de trabalho e, de outro, aoarranjo desses objetos e às relações daí resultantes. Aconstante é o espaço, isto é, um conjunto indissociável,solidário, mas também contraditório, de sistemas deobjetos e sistemas de ações. Poder-se-ia, assim,reconhecer a existência de quatro Brasis: uma RegiãoConcentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasildo Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.PORQUESegundo o IBGE, o caráter intrínseco da revisão daDivisão Regional do Brasil corresponde a um conjunto dedeterminações econômicas, sociais e políticas que dizemrespeito à totalidade da organização do espaço nacional,referendado, no caso brasileiro, pela forma desigualcomo vem-se processando o desenvolvimento das forçasprodutivas em suas interações com o quadro natural.Assim, na Divisão Regional do Brasil em mesorregiões,partindo-se de determinações mais amplas em nívelconjuntural, buscou-se identificar áreas individualizadasem cada uma das Unidades Federadas, tomadas comouniverso de análise e definiram-se as mesorregiões combase nas seguintes dimensões: o processo social comodeterminante, o quadro natural como condicionante e arede de comunicação e de lugares como elemento daarticulação espacial.Analisando a relação proposta entre as duas asserçõesacima, assinale a opção correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda, uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda, uma proposição verdadeira.E As duas asserções são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
6

O tamanho notável do Brasil é um dos motivos pelos quais vários especialistas realizam divisões diferentes sobre nossa geografia. Abaixo veremos uma análise da divisão de Milton Santos em sua relação com a divisão do IBGE.

Milton Santos (2001) apresenta uma discussão em torno da proposição de uma divisão regional do Brasil baseada, simultaneamente, numa atualidade marcada pela difusão diferencial do meio técnico-científico-informacional enas heranças do passado. Cada região instala aquilo que, a cada momento, vem a constituir rugosidades diferentes. Essas rugosidades estão ligadas, de um lado,à tecnicidade dos objetos de trabalho e, de outro, ao arranjo desses objetos e às relações daí resultantes. A constante é o espaço, isto é, um conjunto indissociável, solidário, mas também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações. Poder-se-ia, assim,reconhecer a existência de quatro Brasis: uma Região Concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.

Correto. Milton Santos, o grande geógrafo brasileiro, tem um entendimento integral do Brasil, mas a partir de uma leitura antropológica e sociológica bastante atenta: para ele, as diferentes "rugosidades" do Brasil, não formam algo facilmente homogeneizado, mas algo que, em certo sentido, é  indissociável. Para Milton Santos a divisão do Brasil deveria ser em Amazônia, Centro-Oeste, Concentrada e Nordeste.

PORQUE

Segundo o IBGE, o caráter intrínseco da revisão da Divisão Regional do Brasil corresponde a um conjunto de determinações econômicas, sociais e políticas que dizem respeito à totalidade da organização do espaço nacional,referendado, no caso brasileiro, pela forma desigual como vem-se processando o desenvolvimento das forças produtivas em suas interações com o quadro natural.Assim, na Divisão Regional do Brasil em mesorregiões, partindo-se de determinações mais amplas em nível conjuntural, buscou-se identificar áreas individualizadas em cada uma das Unidades Federadas, tomadas como universo de análise e definiram-se as mesorregiões com base nas seguintes dimensões: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial.

Verdadeiro. No entanto, Milton Santos não se baseia e nem é base para a divisão operada pelo IBGE. O IBGE funda sua divisão em características regionais que se ligam, principalmente, a aspectos de posição geográfica. Assim, dividindo o Brasil em Sul, Sudoeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

As duas alternativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira. Letra B.

Veja mais sobre as regiões do país:

https://brainly.com.br/tarefa/7180322

Perguntas interessantes