TEXTO 1 Sobre o Brasil, a Comissão tomou conhecimento de uma ação judicial sem fundamento contra Daniel Biral, advogado e membro dos “Advogados Ativistas”, uma organização que trabalha para promover e defender o direito à liberdade de expressão. Ele foi acusado em um processo iniciado após um evento em 01 de julho de 2014, quando o advogado e sua colega Silvia Daskal foram detidos e agredidos pela polícia militar de São Paulo, em virtude de haver perguntado a uma policial o porquê de não portar a identificação requerida dos agentes durante operações de manutenção da ordem pública. Os advogados estavam participando junto com aproximadamente 500 pessoas de uma manifestação pacífica para debater sobre os abusos praticados pelas polícias militar e civil da cidade de São Paulo durante recentes manifestações contra a Copa do Mundo, e para protestar contra tais abusos. Daniel Biral foi ainda agredido fisicamente, até perder a consciência, por agentes da polícia durante o translado até a Delegacia. Uma vez lá, o Delegado negou-se a registrar a denúncia do advogado contra os policiais, e apenas registrou a declaração da policial militar. Daniel Bira foi solto nessa mesma tarde, mas foi objeto de uma investigação por desacato, por ter feito a referida pergunta. O inquérito policial foi arquivado. Inter-American Commission on Human Rights. Criminalização do trabalho das defensoras e dos defensores de direitos humanos. OEA. /Ser.L/V/II.Doc. 49/15, 2015. Disponível em: Acesso em: 15 set. 2019. TEXTO 2 LAVADO, Joaquín Salvador [Quino]. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso. I. O Texto 2 realiza uma crítica à opressão praticada pelo Estado contra o povo através do uso da força policial, corroborando com os fatos apresentados no Texto 1. II. O caso de Daniel Biral relatado no Texto 1 revela práticas do Estado que violam não apenas a liberdade de expressão mas também a garantia da integridade física dos cidadãos. III. A partir da “deixa” dada pela fala presente no primeiro quadro da tira, Mafalda faz uso da ironia para expressar sua percepção sobre a coerção do Estado via uso da força policial. IV. As atitudes atribuídas a Daniel Biral justificam a opressão praticada pela polícia, haja vista que o advogado incorreu em prática de desacato a autoridade ao exigir a identificação dos policiais. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente Alternativas Alternativa 1: F, V, V, F. Alternativa 2: V, V, V, F. Alternativa 3: V, F, V, V. Alternativa 4: V, F, V, F. Alternativa 5: V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
64
Resposta:
Acredito que opção correta seja alternativa (b), visto que na alternativa usa-se o termo incorreu, considerando que foi um ero o pedido das credenciais, no ponto de vista o pedido foi correto, portanto a opção IV está incorreta.
Explicação:
ricardotf:
Pessoal alternativa v,v,v,f, .
Respondido por
83
É perigosa a atuação estatal para incriminar defensores dos direitos humanos quando estes apontam descasos no Estado ou denunciam suas atitudes abusivas e discriminatórias.
Os direitos devem ser garantidos e protegidos independentemente do seu destinatário, sem criação de condições que não sejam isonômicas. Nenhuma atitude deverá justificar a violência policial, especialmente dentro do escopo do razoável.
A alternativa correta é a 2 – V – V – V – F.
Perguntas interessantes