Texto 1:
Segundo os historiadores, Urbano II (no discurso em que propôs as Cruzadas) deve ter usado uma linguagem vibrante e provavelmente falou dos horrores que os peregrinos cristãos à Terra Santa estavam vivendo. Do alto de sua autoridade divina de substituto de São Pedro na Igreja, o papa prometeu: quem lutasse contra os infiéis ganharia perdão de todos os pecados e lugar garantido no paraíso. Um prêmio tentador no imaginário do homem cristão medieval, sempre atormentado pela ameaça de queimar no inferno.
CAVALCANTE, Rodrigo. Os dois lados das Cruzadas. Superinteressante. São Paulo: Abril, v. 213, maio 2005. p. 54-58.
Texto 2:
Conta-se que eles [cruzados] mataram 100 mil almas e capturaram outras tantas. Mataram velhos e capturaram mulheres. Tomaram 70 lustres da mesquita da Rocha e da de al-Aqsa: 20 eram de ouro, cada um valendo mil dinares, e 50 eram de prata, cada um valendo 3 600 dihrams sírios. Também roubaram um forno de prata, que pesava 40 libras sírias, assim como uma soma colossal de prata.
Sibt B. Al-Jawzi (1186-1256), Ed. Universidade Umm al-Qura 1407-1987, v. 1, p. 323-325. In: História Viva, ano II, n. 15, p. 40.
a) De acordo com o primeiro texto, que motivação religiosa é possível identificar nos cruzados?
b) Vários historiadores destacam o interesse material que havia por trás das Cruzadas. Aponte dois exemplos desse interesse: um que aparece no segundo texto e outro que você estudou no Módulo anterior.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O primeiro texto se refere aos movimentos dos militares de inspiração cristã que saíram da Europa Ocidental em direção a Terra Santa e a Jerusalém com a intenção de conquista-las. Foram expedições com fins religiosos, militares e econômicos que ocorreram entre os séculos XI e XIII, empreendidas pelos cristãos contra os muçulmanos. Seu objetivo oficial era “libertar” Jerusalém, a Terra Santa, então sob domínio turco.
b) Os cruzados levaram consigo muitas riquezas, como: 70 lustres da mesquita da Rocha e da de al-Aqsa: 20 eram de ouro, cada um valia cerca de mil dinares, 50 eram de prata, cada um valendo aproximadamente 3.600 dihrams sírios. Roubaram um forno de prata que pesava 40 libras sírias.
Explicação:
(ps: amei sua foto de perfil da Maria Jose Cururu)