TEXTO 1
"Por que aquilo que representa a felicidade do homem se acaba se transformando um dia"
TEXTO 2
"Posso escrever os versos mais tristes está noite
Eu a amei e as vezes ela também me amou"
TEXTO 3
"Dos seus amores
Na companhia
Desceu passava
Alegre o dia"
QUESTÕES:
a) Qual o tema tratado nos textos?
b) O tema é tratado da forma nos textos?
c) Quais visões do amor são apresentadas nos textos?
d) Que gênero textual é usado na apresentação dos textos?
e) Os textos foram produzidos em época diferente. Podemos dizer que os textos apresentam identidades e versos de mundos diferentes? Por quê?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A) R: Os três abordam o mesmo assunto, que é o "amor".
B) R: Sim, os 3 textos falam sobre o amor, só que de forma diferente.
C) R: No 1 fala que estava feliz, só que ao mesmo tempo ele está infeliz, no 2 é que ele pode fazer de tudo mais não ama mais, fala que a alma dele não se contenta em perdê - lá, e no 3 fala sobre um sítio cheio de rosas, de lírios brancos, dos amores e companhias que ele teve.
D) R: Fala sobre transformar o mundo em paraíso, sobre o céu infinito, no texto 3 é mencionado um sítio cheio de rosas, lírios brancos, murtas viçosas...
E) R: Sim, os três textos apresentam visões diferentes de amor, do homem sua relação e seus sentimentos.
Se eu te ajudar deixa o like ❤️
A partir da leitura dos três textos, chegamos a essas conclusões:
a. O tema dos textos é o "amor". O texto 1, para contextualizar, é um trecho da obra Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, e o trecho se refere aos sofrimentos do amor romântico que o personagem vive.
b. Não. São três formas diferentes de experimentar o amor de acordo com épocas diferentes.
c. Apesar de todos falarem do tema amor
- O texto 1, de Goethe, trata do amor idealizado do romantismo que não se consuma entre Werther e Carlota.
- O texto 2, de Pablo Neruda, trata de um amor consumado e moderno, um amor ambivalente.
- Já o amor do texto 3, de Tomás Antônio Gonzaga o amor é ao estilo árcade, que também não é consumado entre Dirceu e Marília por causa do exílio.
d. Os gêneros são:
- romance — sofrimentos do jovem Werther
- e poema — Marília de Dirceu e Poema 20 (de Neruda)
e. Podemos afirmar que são mundos diferentes, pois são três formas completamente diferentes de experimentar a realidade.
A organização e o comportamento das pessoas é radicalmente diferente entre os períodos árcade, romântico e moderno, pois os valores morais dessas épocas são essencialmente diferentes.
Três épocas e um sentimento
Em ordem cronológica, o arcadismo foi uma estética do século XVIII. É nessa época que Tomás Antônio Gonzaga escreveu Marília de Dirceu, um poema lírico que trata do amor de Dirceu por Marília. Essa obra é repleta de bucolismo e lirismo.
O romantismo foi uma estética que surgiu por volta de 1770 e durou até o século XIX. Nesse contexto, Os sofrimentos do Jovem Werther foi um dos primeiros livros do estilo e provavelmente o mais influente. Nesse romance, Werther ama e idealiza Carlota, e seu amor romântico é essencialmente trágico.
O modernismo, finalmente, surgiu no começo do século XX. O poeta Pablo Neruda escreveu sob grande influência dessa época e dos ideais modernos. Os avanços no conhecimento científico e mental influenciou muito o escritor, de tal forma que em poemas como "Posso escrever os versos mais tristes esta noite" percebemos as influências da psicanálise.
Aprenda mais sobre movimentos literários em: https://brainly.com.br/tarefa/12886392
#SPJ2