História, perguntado por singularytx, 3 meses atrás

TEXTO 1 – OS PROBLEMAS DA INTEGRAÇÃO AFRICANAA África é o continente mais fragmentado no plano geopolítico e também o mais cosmopolita no plano da diversidade de sua população. Nesse contexto, como tão bem colocou Joseph Ki-Zerbo35, a questão da integração está mais do que nunca no coração do problema, ou seja, “do mal africano”. [...] O tema história e percepção das fronteiras nos remete à elucidação do papel da dimensão espacial e econômica na busca dessa integração regional no nível do continente. O sonho não realizado da unidade africana infelizmente se choca com o peso de um espaço explodido a que remonta a história, no essencial, no século XIX, ocasião da divisão colonial que moldou a configuração das fronteiras dos Estados atuais. As crises atuais mostram que a população vive mal no interior das fronteiras dos Estados- Nações e colocam com agudeza a gestão desse legado colonial que fixou fronteiras tanto artificiais como arbitrárias.

O que o autor do texto 1 quer dizer com o fato de o continente africano ser ao mesmo tempo cosmopolita e fragmentado geograficamente? Por que as fronteiras artificiais aprofundaram a dificuldade de integração e unidade africana?

Soluções para a tarefa

Respondido por pinheirokalkisg
16

Resposta:

a África é um continente extenso e com muitas culturas diferentes, e essas culturas entram em conflitos umas com as outras, formando desentendimentos, guerras e dominações.

Com o Imperialismo, a Europa dividiu esse continente diverso entre si sem nenhum tipo de preocupação com as populações que já viviam nele, juntando até grupos étnicos inimigos em um mesmo território imaginário.

E até hoje, observando o mapa dos países africanos, se percebe fronteiras retas, como se tivesse sido desenhada a mão, o que literalmente foi. E essas etnias também continuam existindo, e continuam com suas desavenças.

Perguntas interessantes