TEXTO 1 MALFATTI, Anita. A boba. Disponível em: Acesso em: 18 maio. 2020. TEXTO 2 PERO VAZ CAMINHA A descoberta Seguimos nosso caminho por este mar de longo Até a oitava da Páscoa Topamos aves E houvemos vista de terra Os selvagens Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E não queriam pôr a mão E depois a tomaram como espantados Primeiro chá Depois de dançarem Diogo Dias Fez o salto real As meninas da gare Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espáduas E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas Que de nós as muito bem olharmos Não tínhamos nenhuma vergonha ANDRADE, Oswald de. A descoberta. In: Poesias Reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. Oswald de Andrade foi um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna, acontecimento que é o marco do Modernismo no Brasil, escola literária que surge clamando pela renovação da arte brasileira. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir. I. Tanto a tela “A Boba” como o poema “Pero Vaz Caminha” são construídos a partir da liberdade formal preconizada pelo movimento Modernista, o que reflete a influência de vanguardas europeias como o cubismo e expressionismo. II. O poema “Pero Vaz Caminha” foi realizado a partir de uma relação de intertextualidade com a “A carta” de Pero Vaz de Caminha, em que o poeta brinca com as primeiras impressões dos portugueses sobre os nativos. III. O eu-lírico do poema de Oswald de Andrade, com tom de escárnio, zomba das diferenças marcantes entre a cultura dos colonos e a dos indígenas, como o contato dos índios com as galinhas e a nudes das mulheres nativas. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta: Opção 5, I, II E III
Explicação: Mim estudar o livro.
Sobre os textos "A boba" e "Pero Vaz Caminha", as alternativas corretas são: I, II e III (ALTERNATIVA 5).
Anita Malfatti e Oswald de Andrade fazem parte do MODERNISMO brasileiro.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco artístico no Brasil.
Inspirado e pensado por artistas como Mário de Andrade, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, entre outros, tal movimento deu início à manifestação pela cultura brasileira e culminou no Modernismo brasileiro.
O movimento tinha como pressuposto romper com tradicionalismo e alimentar a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. A cultura europeia deveria ser erradicada do país, prevalecendo a cultura puramente brasileira (antropofagia).
O famosíssimo poema "Os Sapos" mostra isso. Manuel Bandeira o criou para criticar os métodos clássicos de se "fazer" poesia.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/20529252