TEXTO 1
Língua
O termo língua costuma ser definido sob dois pontos de vista: o técnico-científico e o sociocultural. De acordo com o primeiro, uma língua é um sistema formado por diferentes módulos: o fonético (os sons relevantes para a enunciação), o morfossintático (as unidades significativas e seu arranjo em frases e textos, segundo regras) e o semântico (os significados e os sentidos). Outra divisão é a que propõe um léxico (todas as palavras da língua) e uma gramática (as regras que permitem combinações dessas palavras para fazerem sentido). Essa é a concepção da língua como estrutura, como uma entidade autônoma, que pode ser estudada em si mesma, sem referência a fatores externos.
O ponto de vista sociocultural é aquele assumido pela maioria das pessoas, isto é, as que não são especializadas nos estudos científicos da linguagem. Assim, quando saímos do campo técnico, especializado, nos deparamos com as concepções do senso comum, ou seja, as ideias mais ou menos cristalizadas que circulam na sociedade e na cultura. Aqui, a definição de língua é vaga e imprecisa, impregnada de mitos culturais e preconceitos sociais, decorrentes de longos processos históricos, específicos a determinado povo, nação ou grupo social. Um dos estereótipos culturais mais resistentes é o que identifica língua ao modelo idealizado de escrita literária, geralmente obsoleta, que podemos chamar de norma-padrão e que vem descrito e prescrito nos livros chamados gramáticas normativas.
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/lingua. Acesso em: 05 jul. 2019.
TEXTO 2
o que o pato falou pra pata?
"vem quá.''
Considerando os textos apresentados e os conceitos de língua e de fala, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A concepção técnico-científica que assume a língua como uma entidade em si mesma, sem referência a fatores externos, faz a clara separação entre os conceitos de língua e fala, e, sob essa concepção, a compreensão do texto 2 ficaria comprometida.
PORQUE
II. Para que a interpretação do texto 2 seja feita a contento, é preciso associar "quá", a onomatopeia referente ao som produzido pelo pato, que está em estreita relação com a concepção de fala, à forma "cá", advérbio de lugar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Sobre aspectos a língua, a resposta certa é a:
C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Isso porque a língua portuguesa consiste em um conjunto de elementos que possuem diversos significados. A divisão apresentada serve como uma forma mais didática de exemplificar como a linguá possui os diversos elementos.
Além disso, a oralidade também é marca presente na língua escrita como podemos ver no texto que trata sobre os fonemas do pato que dever ser associado a forma oral.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás