História, perguntado por wellingtonbenicio859, 10 meses atrás

Texto 1 Em seu próprio significado, a palavra que os espartanos usavam para a educação já diz tudo: agogé, isto é, "adestramento", "treinamento". Viam-na como um recurso da domesticação dos jovens. Seu objetivo maior era formar guerreiros para defender a coletividade. Assim sendo, temos que entendê-la como um serviço militar obrigatório estendido à infância e à adolescência. Disponível em: . Acesso em: 2 jan. 2015. Texto 2 Em Atenas, a criança, até os sete anos de idade, era entregue aos cuidados de uma ama. A partir dos sete anos de idade, era entregue a um pedagogo que, em casa, lhe proporcionava educação moral. A partir do século VI, o pedagogo começou a levar a criança à escola, onde aprendia ginástica, música, gramática e oratória. Disponível em: . Acesso em: 2 jan. 2015. Na Grécia Antiga, o modelo de educação ateniense se diferenciava do modelo espartano porque assentava-se na vida familiar e na formação dada pelo exército. buscava a formação de valores individuais e rejeitava os coletivos. desprezava o aprimoramento do corpo humano e da arte militar. privilegiava o desenvolvimento artístico e intelectual das crianças.

Soluções para a tarefa

Respondido por anykeke7
7

Resposta:

A Agogé, a educação espartana.

Em seu próprio significado, a palavra que os espartanos usavam para a educação já diz tudo: agogé, isto é, "adestramento", "treinamento". Viam-na como um recurso da domesticação dos jovens. Seu objetivo maior era formar guerreiros para defender a coletividade.

Explicação:

Em termos genéricos, podemos ver que a educação desenvolvida em Esparta estava intimamente ligada ao caráter militarista que a sociedade e o governo tomavam naquela época. Desde a mais tenra idade, percebemos que a formação do indivíduo era reconhecida como uma função a ser obrigatoriamente assumida pelo próprio Estado. Para compreendermos tal prática, é necessário nos lembrar que os espartanos viam cada novo ser como um soldado em potencial.

Perguntas interessantes