Química, perguntado por murilonovaisbps, 7 meses atrás

Texto 1



É perigoso nadar ou tomar banho depois de comer?



Quem nunca ouviu aquela frase: “Não vá nadar depois de comer porque faz mal”? [...] Mas será que nadar ou tomar banho após as refeições realmente tem algum risco?

Durante a digestão, o corpo aumenta o fluxo de sangue nos músculos do sistema digestivo direcionando mais sangue e oxigênio para essas áreas. De acordo com os médicos, a prática de exercícios físicos faz o corpo direcionar o fluxo para outros músculos criando uma espécie de “competição” por energia. [...]

O fator principal na hora de calcular o intervalo entre a alimentação e o exercício físico é pensar no que se come. “Se a pessoa comer uma feijoada o ideal é esperar umas três ou quatro horas antes de fazer exercícios. Se [a refeição for] de frutas, suco, ou carboidratos entre meia e uma hora já resolve”, explica o ortopedista Ricardo Munir Nahas, coordenador científico da Associação Paulista de Medicina.

Na lenda familiar, tomar banho também parecia algo capaz de provocar [...] a perda dos sentidos. Mas segundo os especialistas isso é apenas um mito. “É importante evitar banhos muito quentes e demorados, pois podem provocar mal-estar por queda da pressão arterial”, explica Berger.

Ou seja, entrar na piscina só para ficar ali curtindo a água, tudo bem. O que não pode é praticar exercícios de grande esforço. [...]



SOUZA, Bia. É perigoso nadar ou tomar banho depois de comer? In: UOL. 2017. Disponível em:



Texto 2



É realmente perigoso tomar banho depois de comer?



Só se a água estiver muito quente. Depois de uma refeição, nosso sangue se dirige em grande quantidade ao sistema digestivo para auxiliar a digestão. “Se entrarmos em contato com água muito quente, parte desse sangue desvia para a pele”, diz o fisiologista Francisco Gacek [...]. Isso porque os vasos sanguíneos superficiais se dilatam para deixar passar o calor e esfriar o organismo. Assim, parte do sangue que deveria ajudar no processo digestivo migra para a pele. [...] Já a água fria não traz problemas de digestão. Risco maior corre quem decide nadar depois de comer: o exercício físico atrai muito mais sangue para os músculos do que a água quente do banho.



REDAÇÃO MUNDO ESTRANHO. É realmente perigoso nadar depois de comer? In: Superinteressante. Disponível em:

Esses textos têm em comum o fato de
apresentarem a importância da ingestão de frutas e sucos.
citarem o intervalo necessário entre as refeições e os exercícios físicos.
mencionarem os benefícios da prática de exercícios físicos em piscinas.
questionarem os riscos de tomar banho após as refeições.​


0108isaahalveslima: d)questionarem os riscos de tomar banho após as refeições.
D4rkKilleR: mt obg
anavit53129: nao entendi porque o app mandou uma notificaçao sendo que tu ja foi respondido

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
39

Os dois textos sobre natação e refeições tem em comum:

D) questionarem os riscos de tomar banho após as refeições.

Os dois textos questionam justamente o mito que se tem sobre os riscos de tomar banho após as refeições, que é tido como um conhecimento comum para evitar que as crianças fiquem na piscina o tempo inteiro.

Não há risco algum de tomar um banho logo após uma refeição, o risco reside no fato de se tomar um banho quente quando se está com o corpo muito frio, ou tomar um banho frio quando se está com o corpo muito quente.

Existe o risco de choque térmico pelo contato com uma temperatura muito diferente da do corpo do individuo, porém, dificilmente a alimentação irá alterar tanto a temperatura do corpo.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/24702062

Anexos:
Respondido por amandalopes987
4

Resposta:

letra d

Explicação:

ccerteza


julrodrigues94: tem crtz msm?
Perguntas interessantes