Português, perguntado por larissatrajanofernan, 1 ano atrás

Texto 1

Buscando a Cristo
Gregório de Matos

A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.

A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.

A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, pra chamar-me

A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.


Texto 2

Está na imagem aí encima☝

Texto 3

A uns mártires penduravam pelos cabelos, ou por um pé, ou por ambos, ou pelos dedos, polegares, e assim no ar, despidos, batiam e martelavam com tal força e continuação, os cruéis e robustos algozes, que ao princípio açoitavam os corpos, depois desfiavam as mesmas chagas, ou uma só chaga até que não tinha já que açoitar nem ferir. A outros estirados e desconjutados no ecúleo, ou entendidos na casta aravam os membros com pentes e garfos de ferro, a que propriamente chamavam escorpiões, ou metidos debaixo de grandes pedras de moinho, lhes moíam e imprensavam os ossos, até ficarem uma pasta confusa, sem figura, nem semelhança do que dantes eram. A outros cobriam todos de pez, resina e enxofre, e ateando-lhes o fogo, os faziam arder em pé como tochas ou luminárias, nas festas dos ídolos, esforçando-os para este suplício como lhes dar a beber chumbo derretido.

1-Tanto os textos literários quanto a escultura de Aleijadinho apresentam semelhança quanto ao tema, evidenciando interesse por determinado assunto. Compare os textos e deduza: qual é o assunto?

2-O homem barroco sente- se espiritualmente em conflito, dividido entre a carne e o espírito, entre o pecado e o perdão, entre a razão e a sensação. desse conflito, resulta frequentemente um sentimento de culpa. No texto 1, interprete:

a-Como pode ser compreendido o desejo do eu lírico de se unir ao corpo torturado de Cristo?

b-Nesse texto, o eu lírico manifesta ter um sentimento de culpa? justifique com dados do texto.

3. A expressividade da obra de Aleijadinho reside principalmente em duas partes do conjunto: o rosto (sobretudo o olhar) e as mãos. observe estes elementos e deduza: que sentimentos ou sensações traduzem:

a-a mão sobre a cruz e os dedos crispados de Cristo?

b-o olhar distante e perplexo de Cristo?

4. A linguagem barroca geralmente busca transmitir estados de conflito espiritual. Por isso faz uso de certas figuras de linguagem, de sugestões de cor e som e de imagens fortes, violentas, com a finalidade de traduzir o sentido trágico da vida:

a-Reconheça no texto 1 um exemplo de antítese.

b-Outra figura de linguagem frequentemente empregada nos textos barrocos é a inversão, isto é, uma construção que inverte a ordem natural da oração (sujeito + verbo+ objetos + adjuntos) com o objetivo de enfatizar certas palavras ou expressões. Identifique no texto 1 alguns exemplos de inversão.

c-Explique o uso constante de metonímia no texto 1.

5. Nos textos barrocos, é comum a presença de morbidez ( isto é, um estado de enfraquecimento doentio) como meio de exprimir a fragilidade e o grotesco da condição humana.

a-De que forma é trabalhada a morbidez nos textos 1 e 2?

b-E no texto 3?

c-O texto 3 é parte de um sermão; logo, sua finalidade é convencer os ouvintes a manterem- se fiéis, no caso do catolicismo. Com base nesse dado, deduza: por que a exploração da morbidez serve como argumento a Vieira?

6. A arte barroca desenvolveu- se em meio a um público aristocrático, formado pela nobreza e pelo alto clero. Por essa razão, ela apresenta certo refinamento, que geralmente a distância do público inculto. Identifique no texto 1 ou 3 exemplos de palavras ou construções próprias da língua culta.

Alguém pode me ajudar pff


Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamarques37
41

Resposta:

1- Todos os textos apresentam temas religiosos, tendo o sofrimento como forma de purificação.

2- a) Arrependendo-se de seus pecados, o eu lírico identifica-se com a imagem de Cristo crucificado e, pela imaginação, deseja unir-se a ele em seu sofrimento como forma de purificação

2- b) Sim, através de verbos “castigar”, “perdoar” e “condenar” , que sugerem um

sentimento de culpa.

3- a) a mão sobre a cruz e os dedos crispados de Cristo, mostram a dor e o sofrimento provocados pelos maus-tratos.

b) o olhar distante e perplexo de Cristo mostram sua desolação e sua indignação perante as atitudes humanas, aumentando o valor trágico da obra.

Obs:Não sei O restante


larissatrajanofernan: Obrigada
Perguntas interessantes