Pedagogia, perguntado por marielencalves, 1 ano atrás

Texto 1 As democracias contemporâneas são arranjos representativos. A representação foi a “solução encontrada” para um dilema. Tão logo firmado o princípio da igualdade política entre os indivíduos, regimes políticos baseados na tradição, na origem de classe ou na condição de status perderam a legitimidade. Por outro lado, o tamanho das sociedades e a complexidade cada vez maior das questões em discussão – demandando acesso a informações, disponibilidade de tempo e condições de negociação – tornaram proibitiva a ideia de que todos participassem das decisões a serem coletivizadas. AVRITZER, Leonardo. Corrupção: ensaios e críticas. Editora UFMG, 2008. Texto 2 A democracia legitimamente constituída e praticada com equidade, realiza as condições de um bom governo. Pelo fato de não admitir nenhuma distinção entre os cidadãos, a não ser a que provém do mérito pessoal, a todos concede a possibilidade de desempenhar as mais altas funções; e permite a cada um contribuir com o máximo de esforço para utilidade social. Segundo Aristóteles, a forma democrática de governar é a mais sólida de todas, porque nela domina a maioria, e a igualdade que se desfruta gera o amor à constituição que proclama. Disponível em: Acesso em: 16 fev. 2018. Os textos abordam a democracia sob perspectivas diferentes, sendo que

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
0

O grande desafio de Aristóteles foi implantar a democracia, o que mudou gradativamente o cenário social na época.

Aristóteles tentava fornecer poder de voz ativa para as pessoas dentro da sociedade, porém o sistema arcaico não permitia essa ação, o que fazia com que a minoria decidisse em prol de todos os outros.

Aristóteles por meio da razão pregou sua filosofia e conseguiu implantar democracia no contexto da época, o que difere bastante do modelo de democracia atual no Brasil.

Bons estudos!

Perguntas interessantes