9)
Raúl Prebisch ao lado de Celso Furtado foram renomados economistas latino-americanos com grande impacto intelectual e ideológico no que se refere ao desenvolvimento da América Latina. Tais autores colaboraram com a construção de um pensamento original e duradouro, permitindo-os figurar como expoentes do estruturalismo latino-americano.
Com base na teoria cepalina, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O movimento de compreensão dos problemas socioeconômicos desenvolvido por Raúl Prebisch e Celso Furtado, conhecido como pensamento econômico cepalino apoiava o modelo de divisão internacional do trabalho.
PORQUE
II. Procurava-se por meio do movimento econômico latino-americano construir um comércio internacional que seria benéfico a todos os países em prol da especialização da produção do bem para o qual o país possuísse menores custos de oportunidade, permitindo, com isso, que mais e melhores bens fossem produzidos mediante a divisão internacional do trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
10)
O neoliberalismo propõe uma desregulamentação da economia (controles públicos menos rígidos das atividades econômicas), a privatização das empresas estatais como as usinas de energia, as indústrias de base, a construção e administração de estradas, a administração de portos e até parte de setores de fundamental interesse público como saúde e educação. Segundo o neoliberalismo, ao enxugar os gastos com políticas sociais e obras públicas, o governo tende a diminuir os impostos e estimular as atividades produtivas. Portanto, o livre funcionamento do mercado, sem controles inibidores do Estado, é o caminho para a elevação da produção e, consequentemente, geração de emprego e de renda, acarretando efeitos sociais positivos.
Com base na teoria neoliberal, analise as afirmativas a seguir:
I - Para os neoliberais, se um Estado apresenta resultados econômicos deficitários, ele deve reduzir as despesas públicas para alcançar o superávit fiscal, já que esse resultado econômico pode ser direcionado para o pagamento da dívida pública e o melhoramento do ambiente fiscal e econômico.
II - Entre os neoliberais, existe um consenso em deixar as empresas que são classificadas como monopólio técnico ou natural totalmente sob os cuidados do setor privado, uma vez que as inovações técnicas e a concorrência poderiam, depois de algum tempo, reduzir os custos ligados a este tipo de monopólio.
III - Não há um consenso sobre os resultados trazidos pelas políticas neoliberais adotadas recentemente, ao redor do mundo, o que reforça a atualidade da Economia Política para a compreensão das questões que afetam o nosso cotidiano.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e II, apenas.
Alternativa assinalada
d)
I e III, apenas.
e)
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
9) e) As asserções I e II são proposições falsas.
10) d) I e III, apenas.
Explicação: Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás