7)
Analise o trecho a seguir:
“Marx vai além da análise antropológica do trabalho e o analisa na sua condição particular, negativa, isto é, o trabalho determinado pelas contradições da propriedade privada. No modo de produção burguês (e em toda forma de sociedade baseada na existência da propriedade privada), o trabalho perde a sua condição fundamental de ser atividade vital humana e torna-se uma atividade estranhada (entfremdete), que conduz o homem à perda de sua essência ao objetivar-se nos produtos do trabalho”.
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Nessa perspectiva de Marx, o trabalho se apresenta de forma negativa em que o homem trabalha para satisfazer os interesses do capital e suas necessidades imediatas.
PORQUE
II - Historicamente, a propriedade privada institui o trabalho e o capital como um só, bem como, a propriedade e sua essência objetiva, gerando o processo de perda-de-si do homem.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b)
as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
c)
a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
Alternativa assinalada
d)
a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
e)
as duas asserções são falsas.
8)
Têm sido frequentes as referências à “grande depressão” dos anos 1930 do século passado, para caracterizar as dificuldades econômicas hoje enfrentadas por Estados Unidos e União Europeia, decorrentes da crise financeira de 2008. Do ponto de vista do impacto da crise sobre os países latino-americanos, esse paralelo é adequado? Os dados disponíveis na literatura sobre os efeitos da crise de 1929 indicam não só que, naquela ocasião, houve uma redução muito abrupta nas receitas de exportação dos países latino-americanos, mas, sobretudo, que a recuperação posterior de preços e volumes exportados foi extremamente lenta. As séries históricas disponibilizadas pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) para o conjunto da América Latina mostram que, em 1940, o poder de compra das exportações permanecia inferior ao registrado em 1930. Sem entrada de capitais externos, as condições daquela década caracterizam bem o que Maria da Conceição Tavares denominou “estrangulamento externo absoluto”.
As informações disponíveis para o período posterior a 2008 nos permitem avaliar se as consequências desta última crise foram tão significativas para os países latino-americanos como nos anos 1930. É preciso observar previamente que o período 2004-08, imediatamente anterior à crise, foi bastante favorável para a Região. O ritmo de crescimento desse período não era registrado desde os anos 1970. Houve sensível melhora nos termos de troca, e foram registrados sucessivos superávits nas transações correntes com o resto do mundo. Em conjunto com elevados influxos de capital, tal condição permitiu expressiva acumulação de reservas internacionais.
Tomando como base o texto apresentado e a teoria da CEPAL, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Decerto, a crise de 1929 deixou profundas cicatrizes nas colônias americanas que, após a crise, caminharam rumo à especialização na produção e exportação de bens agrícolas.
PORQUE
II. A absorção e desenvolvimento de novas tecnologias produtivas nos países periféricos não se deu de forma harmônica e gradativa, acarretando em uma estrutura arcaica, ao invés de moderna, trazendo enormes desequilíbrios sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Alternativa assinalada
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - Nessa perspectiva de Marx, o trabalho se apresenta de forma negativa em que o homem trabalha para satisfazer os interesses do capital e suas necessidades imediatas. PORQUE. ... a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa
BellzinhaLopis:
oii
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás