ENEM, perguntado por pedrosoaresan6051, 5 meses atrás

Texto 1 Agua viva [. ] Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não palavra – a entrelinha – morde a isca, alguma coisa se escreveu. Uma vez que se pescou a entrelinha, poder-se-ia com alívio jogar a palavra fora. Mas aí cessa a analogia: a não palavra, ao morder a isca, incorporou-a. O que salva então é escrever distraidamente. Por enquanto o tempo é quanto dura um pensamento. Não é um recado de ideias que te transmito e sim uma instintiva volúpia daquilo que está escondido na natureza e que adivinho. E esta é uma festa de palavras. Tenho uma voz. Assim como me lanço no traço de meu desenho, este é um exercício de vida sem planejamento. [. ] Quero a experiência de uma falta de construção. Embora este meu texto seja todo atravessado de ponta a ponta por um frágil fio condutor – qual? o do mergulho na matéria da palavra? o da paixão? [. ] LISPECTOR, Clarice. As palavras: nada têm a ver com as sensações, palavras são pedras duras e as sensações delicadíssimas, fugazes, extremas. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014. Fragmento. Texto 2 A procura da poesia [. ] Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário. Convive com teus poemas, antes de escrevê-los. Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silêncio. Não forces o poema a desprender-se do limbo. Não colhas no chão o poema que se perdeu. Não adules o poema. Aceita-o como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada no espaço. Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave? ANDRADE, Carlos Drummond de. A procura da poesia. In: Folha de p

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
0

Os dois textos têm em comum o fato de mostrarem a importância das palavras na escrita literária. Por isso, a alternativa correta é a letra E.

Ambos os textos apresentados no enunciado dissertam sobre a importância que as palavras têm na escrita literária, e por isso pode-se dizer que eles têm algo em comum, que é o tema. Esses textos fazem com que o leitor possa compreender melhor a função das palavras na escrita.

Ligação entre textos

Ou seja, os dois textos possuem ligação entre si, mas não há intertextualidade, uma vez que nenhum texto foi baseado no outro para que ele pudesse existir. Ou seja, eles apenas falam sobre um assunto em comum, e por isso pode-se concluir que há ligação entre ambos.

Leia mais sobre semelhanças de textos:

brainly.com.br/tarefa/47279718

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes