Texto 1
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abordou os principais aspectos da gestão do saneamento básico em 5 570 municípios do país. A pesquisa divulgou que um em cada três municípios relata a ocorrência de epidemias ou endemias, provocadas pela falta de saneamento básico, fato que fortalece a correlação entre saneamento e saúde. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), no que concerne ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, no Brasil, cerca de 55% dos municípios possuem tratamento considerado adequado; 18% têm seu esgoto coletado e não tratado, o que pode ser considerado como atendimento precário, e 27% não possuem coleta ou tratamento.
Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2020 (adaptado).
Texto 2
Figura: lavar as mãos e o rosto com frequência, fazer uso de álcool em gel e praticar o distanciamento social enquanto medidas principais preventivas recomendadas para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O texto 2 apresenta uma fundamental medida preventiva, acerca do vírus que começou a circular na China em dezembro de 2019, chegou a diversos países, incluindo o Brasil, e está em todos os continentes. No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia. No texto 1 é abordado a questão do saneamento. Sobre a relação entre os textos, analise as asserçoes a seguir.
I. As principais medidas de prevenção recomendadas para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – lavar as mãos e o rosto com frequência, fazer uso de álcool em gel e praticar o distanciamento social – não estão ao alcance de muitos moradores de comunidades e periferias das cidades brasileiras, principalmente no quesito higienização.
Porque
II. A falta de água tratada e de saneamento básico favorecem a rápida circulação de vírus letais em todo o mundo. Em que pese houve avanços no abastecimento de água potável, ainda é falho o tratamento de esgotos. Ainda falta muita água nas áreas periféricas do país e agora, com a pandemia do Covid-19, vivenciamos a implantação apenas de ações emergenciais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Ed. Técnica,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás