Português, perguntado por lorenaricci97, 1 ano atrás

Texto 1

A discriminação com base no modo de falar dos indivíduos é encarada com muita naturalidade na sociedade brasileira. Os “erros” de português cometidos por analfabetos, semianalfabetos, pobres e excluídos são criticados por uma parcela da população, que “disputa” quem sabe mais a nossa língua. Essa é uma das constatações do linguista e professor do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB) Marcos Bagno. Segundo o pesquisador, o conhecimento da gramática normativa tem sido usado como um instrumento de distinção e de dominação pela população culta.



Com base nos textos acima, responda às questões a seguir:

a) O que é preconceito linguístico?
b) No Brasil, existe o preconceito linguístico?
c) A imagem do Texto 2 sugere o fim do preconceito linguístico. A forma correta de combater esse mal seria como está evidenciado no Texto 3?
d) De que maneira, então, pode-se combater (erradicar ou diminuir) o preconceito linguístico?

Lembre-se: sua opinião precisa ser embasada.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
13
Olá!!

Vamos as respostas:

A) Bom, seria interessante ressaltar que o Preconceito Linguístico também está associado ao fato da Exclusão Social. E podemos defini-lo como basicamente uma maneira ruim de analisar formas distintas de utilizar um mesmo idioma, a exemplo de gírias, dialetos, vícios regionais etc.

B) Existe sim e bastante. Nós podemos mais ver esse preconceito com pessoas dos nordeste que são taxadas de falar um português com um sotaque mais "arrastado" e "errado".

C) Não, no Texto 3 não está mostrando exatamente como erradicar esse tipo de preconceito. Na verdade está nos mostrando uma reação de quem não aguenta mais ouvir sobre esse tipo de injustiça, sendo que a atitude de bater também não está correta.

D) Uma maneira de diminuir ou erradicar esse tipo de atitude seria de que os indivíduos em geral deveriam entender que as pessoas estão condicionadas a ambientes e hábitos diferentes e por isso deve aceitar que existam variações linguísticas como parte da cultura.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

lorenaricci97: muito abriigada! ajudou mt.
Respondido por thaissacordeiro
0

A. Define-se como sendo um preconceito somente pelo fato da maneira do outro indivíduo se expressar ser diferente. Dessa forma, entende-se que se a outra pessoa faz uso de gírias para se comunicar, fala-se errado, pois não usa a norma culta.

B. Existe, o que pode ser percebido principalmente no ambiente informal, uma vez que as pessoas se comunicam por meio de gírias. Além disso, em pessoas que são nordestinas, porque apresentam um sotaque diferente e outra maneira de se expressar.

C. Não apresenta a forma correta de combater o preconceito linguístico, uma vez que a atitude agressiva não erradica o problema.

D. O preconceito linguístico pode ser erradicado principalmente quando os indivíduos têm acesso a informação e compreendem que existem diferentes maneiras de se comunicar. E isso pode ser reforçado na sala de aula, com o professor.

Conheça os tipos de preconceito linguístico no Brasil https://brainly.com.br/tarefa/20530170.

Abraços!

Anexos:
Perguntas interessantes