Artes, perguntado por jainesilva9, 8 meses atrás

TEXTO 01:

Pedro atua como professor de arte em uma escola de educação básica já faz mais de 10 anos. Sempre que tem algum evento ou data comemorativa, como o dia da bandeira, ele é o primeiro a se oferecer para pintar bandeirinhas e enfeitar toda a escola. Em suas aulas ele prefere interferir pouco no trabalho dos alunos, afirmando que o processo de criação é algo subjetivo. É muito comum ele pedir atividades de desenho livre aos seus alunos, uma vez que ele defende que a arte é expressão de sentimentos, e não existe nada melhor que deixar seus alunos desenharam livremente.

Elaborado pelo professor.


TEXTO 02:

“[...] Vygotsky (1997) aponta que a escola deve buscar superar as dificuldades do aluno de todas as formas possíveis, para que ele consiga ir além dos conhecimentos do cotidiano. Ademais, é a escola que, por meio do seu trabalho e mediação, propicia ao aluno desenvolver o seu pensamento e uma concepção científica do mundo”

BROTHERHOOD, R. M. LEONEL, W. H. S. Psicologia da Educação. Maringá: Unicesumar, 2020, p. 64.


Analisando os dois excertos do enunciado, reflita textualmente sobre o papel do professor de arte a partir do caso hipotético do professor Pedro e dos conceitos da teoria histórico-cultural.

Na teoria histórico-cultural o professor deve ser capaz de mediar o processo de ensino-aprendizagem de modo que o aluno consiga ir além dos conhecimentos do cotidiano, apresentando concepções científicas do mundo e de uma cultura socialmente mais elaborada. A partir dessas bases conceituais, é correto o professor Pedro trabalhar nas aulas de arte com datas comemorativas e desenho livre? Qual papel do professor de arte diante da abordagem histórico-cultural?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0

O professor deve adotar uma metodologia de ensino conforme o perfil dos estudantes. O professor Pedro ao deixar que os alunos desenhem livremente permite que eles trabalhem a sua subjetividade e criatividade.

Para Vygotsky o desenvolvimento está relacionado ao contexto social no qual a pessoa está inserida, bem como ao seu desenvolvimento cognitivo.

Portanto os alunos irão aprender conforme o ambiente em que está inserido. O professor deve atuar como mediador do conhecimento, não como um interventor.

Pedro pode apresentar sugestões aos alunos de acordo com a sua realidade, pois a partir da internalização dos conceitos que são aprendidos no meio social e também no ambiente escolar esses estudantes conseguirão desenhar.

Abraços!

Perguntas interessantes