ENEM, perguntado por mariana198299, 9 meses atrás

Teresa é uma mulher na faixa dos 45 anos, é casada e tem dois filhos adolescentes. Procurou o serviço de nutrição, pois relata estar tentando emgracer há algum tempo, sem resultado. Em sua entrevista, refere não praticar nenhum tipo de atividade física, devido à rotina corrida com os filhos. Seus exames indicam glicemia normal, porem seu colesterol está com valores acima do esperado para sua idade. Após a realização do diário alimentar, o nutricionista percebe alguns comportamentos que podem estar prejudicando sua dieta, como o hábito de ingerir doces antes de dormir, após os filhos e o marido irem se deitar.

Diante desta situação, assinale a alternativa mais indicada:

Alternativas:

a)
O profissional que está atendendo Teresa, deve proibi-la de ter em casa alimentos calóricos ou doces, limitando assim as oportunidades de consumo destes alimentos.
b)
Teresa deve ser encaminhada para um médico especialista em transtornos alimentares, para que seu comportamento possa se modificar, com ajuda de medicação, caso o médico julgue necessário.
c)
O profissional deve sugerir que Teresa substitua os alimentos mais calóricos por alimentos mais saudáveis, como frutas por exemplo.
d)
Provavelmente, Teresa come doces de maneira “escondida” de seus familiares, assim, uma alternativa, seria sugerir que fosse dormir no mesmo horário que os demais membros da família.
e)
Para que esse comportamento alimentar seja modificado, é necessário primeiramente colocar a paciente no controle da situação, dando autonomia, mas auxiliando no controle de estímulos, como por exemplo, sugerir que evite ter em casa os alimentos que estão prejudicando sua dieta.

Soluções para a tarefa

Respondido por nutricionistamoderno
30

A resposta correta se encontra na alternativa e) Para que esse comportamento alimentar seja modificado, é necessário primeiramente colocar a paciente no controle da situação, dando autonomia, mas auxiliando no controle de estímulos, como por exemplo, sugerir que evite ter em casa os alimentos que estão prejudicando sua dieta. Uma vez que o papel do nutricionista é aconselhar, nutricionalmente falando, os seus clientes / pacientes sob a ótica da EAN e em torno dos hábitos alimentares saudáveis.

Respondido por vchinchilla22
5

Sobre a situação da Teresa, a opção mais indicada é: Alternativa E:

  • Para que esse comportamento alimentar seja modificado, é necessário primeiramente colocar a paciente no controle da situação, dando autonomia, mas auxiliando no controle de estímulos [...]

O papel do nutricionista é a gestão integral dos serviços de alimentação, garantindo a segurança e qualidade alimentar, atendendo às necessidades nutricionais, respeitando a cultura e educando ao paciente.

Então, neste caso o melhor é que a nutricionista trate de educar a Teresa fazendo sugestões do que deve comer, os alimentos que deve evitar porque estão prejudicando sua dieta. Assim, fica a disposição da Teresa o controle a situação.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27934379

Anexos:
Perguntas interessantes