Ter autoconhecimento se torna importante por proporcionar a capacidade de reconhecer as nossas emoções quando elas surgem, e desta forma, podemos aprender a administrá-las, entendendo e controlando as sensações ruins para maximizarmos o lado bom em nossas emoções.
PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima. Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas. Maringá: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto acima e pensando sobre a importância de gerirmos nossas emoções em busca da inteligência emocional, analise as afirmações abaixo:
I. Somente a partir do nascimento, podemos desenvolver as emoções básicas e primárias em nossas vidas.
II. Os estímulos emocionais podem ser respondidos de formas diferentes, pelo fato de cada pessoa desenvolver sua maneira de interagir com as emoções a partir das experiências adquiridas na vida.
III. Uma maneira de blindarmos nossas emoções para obtermos um excelente desempenho em uma palestra é ensaiar. Essa preparação permitirá no momento em que se está diante de uma plateia, desempenhar uma ótima apresentação, sem erros nem interferência alguma.
IV. Podemos apresentar perante os estímulos externos, duas formas em nosso estado emocional, sendo elas positiva ou negativa. A primeira nos traz emoções de alegria, amor, gratidão e outros sentimentos capazes de impulsionar e motivar. Já na segunda, temos emoções de raiva, medo, culpa e outros sentimentos que paralisam, provocam a fuga ou o ataque.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II e IV
Explicação:
I FALSA- (As emoções básicas e primárias, como medo, raiva, tristeza e alegria, começam a se desenvolver na vida intrauterina, quando todas as emoções e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê. )
II- A partir do nascimento, cada pessoa desenvolve suas próprias formas de interagir com as emoções, de acordo com suas experiências de vida. Cada indivíduo responde de uma forma aos estímulos emocionais, e, enquanto a raiva pode provocar ressentimento em uma pessoa, outra pode responder por meio de ira e agressividade. Isso significa que cada pessoa desenvolve um estado emocional diferente
III- FALSA (Os estados afetam nossas capacidades, alguém pode ter ensaiado uma palestra, muitas vezes, e estar preparado para executá-la com perfeição, isso enquanto ninguém está assistindo. Diante de uma plateia, porém, pode não desempenhar tão bem, há o que é denominado ansiedade de desempenho, e tal situação reduz o desempenho em 20 a 30 por cento)
IV- Nosso estado emocional pode se apresentar de duas formas principais, positiva ou negativa, diante dos estímulos externos. O estado emocional positivo, gerado por emoções, como alegria, gratidão, amor etc., impulsiona e motiva. O estado emocional negativo, gerado por emoções, como medo, tristeza, raiva, culpa etc., paralisa e instiga a fuga ou o ataque