Ed. Técnica, perguntado por ru9na7manoelibeir, 1 ano atrás

Teoria Geral da Administração (TGA) começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), por meio da Administração Cientí�ca de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura, com a Teoria Clássica de Fayol e a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas cinco variáveis.
Com base no estudo desta unidade curricular e considerando a Teoria da Contingência, descreva, com suas palavras e em um texto dissertativo de até dez linhas, o conceito e as características principais dessa teoria.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
18

Na Teoria da Contingência conceitua que não existe nenhum fato absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, tudo é relativo, tudo é condicional e condicionante. Na Teoria contingencial há uma afinidade entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas adequadas para que se obtenha o escopo central da organização, ela esclarece as variáveis ambientais como independentes e, as técnicas administrativas como variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Porém, esta afinidade funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que exista uma relação de causa-e-efeito, pois a Administração é ativa e não passivamente dependente, procurando aquelas relações funcionais entre o ambiente independente e as técnicas administrativas dependentes que melhorem a eficácia da prática da administração contingencial.

Respondido por mline
0

Para escrever um texto dissertativo sobre a Teoria da Contingência, primeiro você deve elencar os aspectos básicos da teoria, levando em consideração a sua natureza sistêmica, as interações das características organizacionais e a dependências de características ambientais e organizacionais.

O que é a Teoria da Contingência?

Na Teoria da Contingência a organização é um sistema aberto em que as características da organização interagem entre si e entre as características do ambiente. Ou seja: as organizações são ajustadas de acordo com as condições ambientais, fazendo com que a sua gestão atue de forma a responder a qualquer mudança externa ao ambiente corporativo.

Essa Teoria, entende as características ambientais como independentes, enquanto as organizacionais são dependentes das ambientais.

Para entender mais sobre Teoria Contingencial: https://brainly.com.br/tarefa/15558328

#spj2

Perguntas interessantes