teoria do desenvolvimento cognitivopreciso de ajuda nessa, por favor.
Soluções para a tarefa
Teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget:
A teoria de Jean Piaget é considerada uma das mais amplas, pois seus estudos se basearam na aceitação da existência de um forte paralelo entre o funcionamento biológico e psicológico. Nesse sentido, a atividade intelectual constitui um exemplo particular de adaptação biológica ao ambiente.
Portanto, a teoria piagetiana é constituída pela afirmação de que a aquisição do conhecimento só acontece através interação entre o organismo e o meio. Com isso, as estruturas cognitivas começam a se desenvolver desde o momento em que a criança inicia suas experiências com o ambiente.
Por essa razão a teoria piagetiana preocupa-se com a pesquisa do desenvolvimento das estruturas que possibilitam a aquisição e expansão da experiência.
Para Piaget o desenvolvimento intelectual se faz através de estágios ou períodos rigidamente seqüenciados. Que são eles:
- Sensório-motor: De 0 a 2 anos;
- Pré-operacional: De 2 a 6 anos;
- Operações concretas: De 7 a 11 anos;
- Operações formais: De 12 anos em diante.
Piaget, percebe que, desde o nascimento, passando pela idade adulta e até sua extinção o ser humano vai do mais simples ao mais complexo sistema de desenvolvimento de sua capacidade de absorção de conhecimento, “COGNIÇÃO”, e gradualmente vai construindo seu intelecto, a cada nova experiência o indivíduo irá passar a buscar um novo desafio.
Piaget, desenvolve a teoria do DESEQUILÍBRIO > ASSIMILAÇÃO > ACOMODAÇÃO > EQUILÍBRIO > e volta ao início para uma nova construção de um novo conhecimento.
O DESEQUILÍBRIO, ocorre no momento em que o sujeito “ALUNO” se depara com algo novo e desconhecido.
Em crianças na fase Sensório-Motor, poderemos exemplificar da seguinte forma:
A criança já é capaz de manipular coisas, pegá-las, e se depara com um objeto desconhecido, uma bola por exemplo, neste exato instante haverá um desequilíbrio em sua cognição, este instante de desequilíbrio provocará um desafio e imediata ASSIMILAÇÃO desta nova forma, produzindo então a ACOMODAÇÃO.
O estado de equilíbrio é alcançado quando por meio da assimilação a informação, agora nova, se acomoda no âmbito cognitivo do sujeito “ALUNO” entendendo algo novo com certa profundidade, em que ele “o Sujeito” tendo explicações e hipóteses razoáveis coerentes sobre o novo voltará ao status de EQUILÍBRIO.