Filosofia, perguntado por luminha2014, 1 ano atrás

TEORIA DO CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE???

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoMM1
7
Sócrates (c 470-399 a.C.) colocou a reflexão filosófica, iniciada pelos pré-socraticos,na via da verdade que havia sido abandonada por alguns sofistas deslumbrados pela retórica, o bem falar ou o bem expor suas opiniões. Segundo Aristóteles, ele contribuiu para a teoria do conhecimento com a definição de universal e com o uso do raciocínio indutivo.

Definir é marcar limites, é dizer o que uma coisa é, ou seja, descobrir a essência das coisas. Portanto, a procura da verdade empreendida por Sócrates está centrada no ponto de vista do ser. Voltando sua atenção para o problema do homem,Sócrates faz uma análise detalhada das qualidades individuais e das virtudes humanas, determinando e definindo essas qualidades como sendo a bondade, a justiça, a temperança, a coragem etc. Quando pergunta o que é cada uma das virtudes, está querendo defini-la, saber qual é sua essência.

Sócrates,entretanto, não define o próprio ser humano. Por quê? Porque, ao contrário da natureza, o ser humano não pode ser definido em termos de propriedades objetivas, só em termos da sua consciência. E para alcançarmos uma visão clara do seu caráter, para comprccndé-lo, precisamos examiná-lo, frente a frente, através do diálogo.

Perguntas interessantes