teoria de henrique VIII
Soluções para a tarefa
Enquanto em outras regiões da Europa a Reforma Protestante foi comandada por indivíduos extremamente religiosos, na Inglaterra ela foi iniciada pelo próprio rei. O monarca em questão era Henrique VIII, da dinastia Tudor, o mais importante de todos os reis absolutistas ingleses.
Tudo começou quando o rei Henrique VIII (1491- 1547) pediu o divórcio de sua esposa, Catarina de Aragão, para casar-se com outra mulher. A alegação de Henrique era que sua esposa Catarina não havia lhe dado um filho homem para sucedê-lo no trono.
Henrique decidido a casar-se com a amante, a cortesã Ana Bolena, enviou ao papa uma carta de solicitação de divórcio. Entretanto, o divórcio não poderia ser autorizado pela Igreja, pois para os católicos a dissolução do casamento era um pecado gravíssimo.
Aproveitando-se do impasse, Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica, declarando-se o novo chefe supremo da Igreja na Inglaterra. Em consequência, todos os bens e as terras pertencentes à Igreja passam para as mãos do soberano.
A nova Igreja fundada por Henrique foi denominada de Igreja Anglicana. Contudo, no início a nova igreja não era muito diferente da Católica, já que a maior parte do clero católico manteve sua posição na nova Igreja. Entretanto, com o tempo os anglicanos foram se aproximando dos ideais da Reforma Protestante, especialmente do calvinismo.