Teoria Crítica é uma denominação conferida ao conjunto das ideias elaboradas por intelectuais na primeira metade do século XX que discutem, desde a perspectiva marxista, particularmente o modelo de racionalidade moderna, que consideravam ser o esteio da lógica capitalista, e em si mesma um instrumento de dominação. Acerca desta corrente teórica, analise as sentenças a seguir:
I- Teoria Crítica diz respeito a intelectuais vinculados à Escola de Frankfurt.
II- Os nomes de Horkheimer e Adorno dizem respeito à última geração da Teoria Crítica, que se destacaram no início do século XXI, iniciando o movimento pós-moderno.
III- A base filosófica da Teoria Crítica é a história.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa D
D) As sentenças I e III estão corretas.
Espero ter ajudado
Explicação:
I- Teoria Crítica diz respeito a intelectuais vinculados à Escola de Frankfurt.
A Teoria Crítica, que acabou por nominar o movimento dos intelectuais vinculados à Escola de Frankfurt, tem sua origem em 1937, quando Max Horkheimer a utiliza num escrito (Teoria Tradicional e Teoria Crítica) para indicar um ideário contraposto ao paradigma cartesiano. Ao todo são cerca de 12 ensaios publicados entre os anos de 1933 e 1940, na maioria, escritos durante seu exílio em Nova York.
III- A base filosófica da Teoria Crítica é a história.
A base da Teoria Crítica de pensar uma filosofia da história a partir da pesquisa social, buscando meios cognitivos que possam mediar as relações sociais com uma ideia transcendental de razão, conduziu a uma sistemática crítica ao positivismo como tentativa metodológica de visualizar um conceito interdisciplinar de pesquisa.