Geografia, perguntado por Magabs, 10 meses atrás

Tenho um debate de capitalismo vs socialismo.
que argumentos eu posso falar para defender o capitalismo e atacar o socialismo ?
Sobre a educação de ambos

Soluções para a tarefa

Respondido por jhordanfy
1

Nas discussões sobre capitalismo e socialismo é comum que os defensores da esquerda comentam um erro básico logo de saída. Socialismo e comunismo são sistemas econômicos e políticos. Capitalismo é apenas um sistema econômico .

Nas discussões sobre capitalismo e socialismo é comum que os defensores da esquerda comentam um erro básico logo de saída. Socialismo e comunismo são sistemas econômicos e políticos. Capitalismo é apenas um sistema econômico .No socialismo e no comunismo já está tudo definido: não existe propriedade privada, Estado de Direito, eleições livres, ou liberdade de opinião.

Já o capitalismo pode existir em um regime republicano, parlamentarista, monárquico ou até mesmo sob uma ditadura.

Capitalismo é um sistema econômico, não um sistema político.

Capitalismo é um sistema econômico, não um sistema político.Se você quer discutir política, não compare socialismo com capitalismo. Compare socialismo com o sistema republicano, com o parlamentarismo e com a monarquia.

Compare socialismo com democracia, para perceber a asneira que é a expressão “socialismo democrático”. Socialismo e democracia são incompatíveis.

Compare socialismo com democracia, para perceber a asneira que é a expressão “socialismo democrático”. Socialismo e democracia são incompatíveis.No capitalismo, essas instituições podem ser de um tipo ou de outro, dependendo do grau de liberdade da economia e da política. No capitalismo de compadres do Brasil, por exemplo, onde a mão pesada do Estado favorece os amigos e interefere no Estado de Direito, vale tudo.

Compare socialismo com democracia, para perceber a asneira que é a expressão “socialismo democrático”. Socialismo e democracia são incompatíveis.No capitalismo, essas instituições podem ser de um tipo ou de outro, dependendo do grau de liberdade da economia e da política. No capitalismo de compadres do Brasil, por exemplo, onde a mão pesada do Estado favorece os amigos e interefere no Estado de Direito, vale tudo.Mas no socialismo e no comunismo as instituições são sempre extrativas. Elas sempre retiram riqueza dos cidadãos para concentrá-la nas mãos de poucos.

Compare socialismo com democracia, para perceber a asneira que é a expressão “socialismo democrático”. Socialismo e democracia são incompatíveis.No capitalismo, essas instituições podem ser de um tipo ou de outro, dependendo do grau de liberdade da economia e da política. No capitalismo de compadres do Brasil, por exemplo, onde a mão pesada do Estado favorece os amigos e interefere no Estado de Direito, vale tudo.Mas no socialismo e no comunismo as instituições são sempre extrativas. Elas sempre retiram riqueza dos cidadãos para concentrá-la nas mãos de poucos.No capitalismo você tem uma chance de uma vida melhor, dependendo do sistema político e da qualidade dos homens públicos e legisladores.

Compare socialismo com democracia, para perceber a asneira que é a expressão “socialismo democrático”. Socialismo e democracia são incompatíveis.No capitalismo, essas instituições podem ser de um tipo ou de outro, dependendo do grau de liberdade da economia e da política. No capitalismo de compadres do Brasil, por exemplo, onde a mão pesada do Estado favorece os amigos e interefere no Estado de Direito, vale tudo.Mas no socialismo e no comunismo as instituições são sempre extrativas. Elas sempre retiram riqueza dos cidadãos para concentrá-la nas mãos de poucos.No capitalismo você tem uma chance de uma vida melhor, dependendo do sistema político e da qualidade dos homens públicos e legisladores.No socialismo e no comunismo tudo já foi decidido por você antes da largada. E não foi decidido a seu favor.

Respondido por LucasRoku
0

Resposta:

Primeiro você tem que entender o que são esses dois tipos de 'sistema de governo'  ou 'organização socioeconômica'.

Basicamente, um sistema de governo capitalista é de cunho 'liberal', onde ele cobra o mínimo de imposto (isso vai variar de governo pra governo) e as pessoas tem o direito a PROPRIEDADE PRIVADA e ao LIVRE MERCADO.

Já no governo de cunho socialista, existe uma grande intervenção do estado  onde se cobra MUITO IMPOSTO (o governo detêm tudo que é produzido com a finalidade de redistribuir a renda para diminuir a desigualdade social) e não existe propriedade privada.

No capitalismo as pessoas têm o direito de acumular riqueza, gerar empregos,  empreender, ter diversas propriedades e comercializar livremente. O estado atua minimamente na sociedade, fornecendo o básico para a sobrevivência das pessoas  mais necessitadas (saúde, educação e segurança) o resto, e fornecido pela própria  sociedade através da iniciativa privada. Com isso o PIB (produto interno bruto)  cresce e a inflação diminui.

O peso caso alguma empresa "quebre" está sobre a própria empresa. Diferente do  que aconteceria se fosse ESTATIZADA. Pois aí, o prejuízo iria diretamente para os cofres públicos.  

No socialismo as pessoas não têm liberdade. nem comercial e nem de opinião. Ninguém pode crescer economicamente pois o estado detém tudo. Você não têm propriedade privada e os meios de comunicação, informação e educação é 100% fornecidos pelo estado. Ou seja, tudo o que você tem acesso, você só tem porque foi 'permitido' pelo governo.

Perguntas interessantes