Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma agressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio. […] Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não será mais escravo de ninguém. […] Lutei contra a espoliação do povo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte.
Acerca do contexto e personagem identificados no documento citado, é INCORRETO afirmar que: *
a) a referência à escravidão feita pelo ex-presidente é um recurso de retórica para afirmar a sua identificação com os trabalhadores.
b) os mais poderosos adversários de Vargas, nessa conjuntura, os quais ele alega agredi-lo constantemente, são os comunistas liderados por Luiz Carlos Prestes.
c) a UDN, oposição ao varguismo, pagou um alto preço político por isso, como evidenciou a eleição de JK.
d) o suicídio de Vargas é um desdobramento da acentuação da crise política em seu governo após o Atentado da Rua Tonelero.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta: B
Explicação: A oposição de Luiz Carlos Prestes a Getúlio ocorreu durante o primeiro governo varguista, entre 1930 e 1945, sobretudo na luta idealizada pela ANL e pelo PCB, que resultou na Intentona Comunista, de 1935. Durante o segundo governo de Getúlio Vargas, seu principal adversário político era Carlos Lacerda, representante da UDN que possuía um discurso inflamado contra Vargas e utilizava do espaço em seu jornal, Tribuna da Imprensa, para realizar denúncias contra o governo. Portanto, a letra b é a alternativa incorreta.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás