Tenho 15 anos e 1,59 de altura, ainda posso crescer mais?? Meu pai tem 1,64 e minha mãe 1,55 e sou homem.
Soluções para a tarefa
Resposta:Acho que pode sim!
Altura e peso são algumas das características determinadas por genes aditivos, ou seja eles têm seus efeitos somados. Em outras palavras, quanto mais desses genes existirem em seu genoma, mais um tanto de peso ou altura poderão ser acrescentados. Por isso, quando os pais já têm, por herança genética uma altura, ou um peso, consideráveis, a tendência é que os filhos tenham a mesma altura, ou peso, ou até os ultrapassem em relação aos pais. Pelo contrário, pais geneticamente com baixa estatura ou baixo peso, tendem a ter filhos semelhantes nessas características.
No seu caso, seria interessante verificar, se possível, a estatura de vários membros da família: irmãos do pai e da mãe, avós paternos e maternos. Se a tendência geral for de estatura em torno de 1,60 m, possivelmente isso é um fator genético e você não escapará dele. Mas temos que lembrar que nossa aparência final não é só comandada pela genética. Tem os fatores ambientais também. Boa alimentação, principalmente durante a primeira infância (0 a 6 anos) influencia a estatura (assim como o peso) na fase adulta. Avalie também, se possível, como foram as condições de alimentação e atividade física de seus pais e familiares próximos durante a infância deles.
Normalmente, o crescimento final se dá em torno dos 21 anos. Mas se você deseja ultrapassar um pouco a altura de 1,64 m, uma alimentação adequada e atividade física direcionada podem te ajudar. Consulte um bom médico que ele pode tirar suas dúvidas e te encaminhar para tratamentos mais específicos.
Espero ter ajudado.