Tendo em vista que uma das atribuições do psicopedagogo é pesquisar instrumentos que auxiliem no processo de aprendizagem da criança, bem como em seu desenvolvimento cognitivo e afetivo (SOUZA, 2001), a proposta deste mapa é de promover a articulação entre os conteúdos da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Infantil com a prática profissional do psicopedagogo.
SOUZA, M. T. C. C., Intervenção psicopedagógica: como e o que planejar?. In.: SISTO, F. F... [et al]. Petropolis, RJ: Vozes, 1996. P. 113-126.
Um dos instrumentos riquíssimos para articular tanto desenvolvimento cognitivo quanto emocional são os jogos. No entanto, para aplicar com efetividade é necessário conhecer o material, o objetivo a ser alcançado, a faixa etária a ser atendida. Estes aspectos precisam ser treinados por meio da pesquisa de materiais e conhecimento do desenvolvimento infantil.
Sendo assim, neste MAPA você deve selecionar um jogo de qualquer faixa etária e descrever os seguintes itens:
1 – Apresente o jogo de forma sintética, explanando sobre seus objetivos e regras do jogo.
2 – Quais habilidades cognitivas e psicossociais o jogo selecionado estimula, cite ao menos 3.
3 – A faixa etária indicativa do jogo é coerente com o nível de compreensão exigida para a sua execução? Para esta análise você se pautará nos níveis de desenvolvimento cognitivo da teoria piagetiana.
4 – Explique o que te motivou na escolha deste jogo e expresse a sua opinião em relação aos dados analisados acima.
Elabore um texto argumentativo apresentando os quatro itens sequencialmente. Lembre-se que a articulação entre o estágio do desenvolvimento cognitivo e o grau de complexidade exigida pelo jogo deve ser baseado na teoria piagetiana. Portanto, pode haver discrepância entre a faixa etária indicada no jogo e a que de fato é adequada a sua jogabilidade.
Soluções para a tarefa
Dentre os jogos podemos destacar o brincar com a bola na Ginástica Rítmica.
A partir da Ludicidade, o educador iniciará a brincadeira com o objetivo dos alunos interagirem com diferentes lançamentos, assim como os tipos de recepção, fortalecer a cooperação e executar movimentos para a apresentação prática.
Quanto as atividades com corda, é importante que o aluno saiba identificar o aparelho que utilizará a corda;
Para que a brincadeira ocorra corretamente é importante que as experiências coletivas com os demais alunos em sala possa desenvolver habilidades para o uso da corda, levando em consideração não só o manuseio mas também o ritmo junto da música escolhida.
As habilidades de aprendizagem são colocadas em prática de forma dinâmica no jogo.
A faixa etária indicada é: 11-12 anos sendo Sexto e Sétimo ano.
A motivação para o uso desses jogos foi remeter ao passado e ver que atividades desse tipo eram elaboradas pelo meu professor de educação física no início do ensino fundamental.
Resposta:
Dentre os jogos podemos destacar " Quem sou eu? "
O jogo "Quem sou eu?" não tem nenhuma regra obrigatória. Ele é feito exatamente para ser modificado de acordo a Ludicidade de quem esta o conduzindo.
o jogo consiste em ter que adivinhar quem é você com perguntas de sim ou não EX:
Eu sou: Eu sou… verde? Eu sou… um animal? Sem ver a minha ficha, preciso descobrir qual é a minha imagem, fazendo perguntas para os outro jogador.
habilidades cognitivas e psicossociais que o jogo estimula sao
.Desenvolvimento do raciocínio
.Conseguir aguardar sua vez
.Ser capaz de prestar atenção
.Observar e respeitar o outro
.Controlar suas emoções dentre outras.
A faixa etária indicada para esse jogo é: 7 a 11-12 anos .
A motivação para o uso desses jogos foi pelo fato de ser um jogo simples,que pode ser usado de inicio como um quebra gelo entre o condutor e o sujeito, tendo em vista que e um jogo que contribui bastante para a estimulaçao da criatividade e imaginaçao, podendo tanto ser usado na avaliação como na intervenção psicopedagógica .
Explicação: