Psicologia, perguntado por mik4lly, 11 meses atrás

Tendo em vista que uma das atribuições do psicopedagogo é pesquisar instrumentos que auxiliem no processo de aprendizagem da criança, bem como em seu desenvolvimento cognitivo e afetivo (SOUZA, 2001), a proposta deste mapa é de promover a articulação entre os conteúdos da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Infantil com a prática profissional do psicopedagogo.
SOUZA, M. T. C. C., Intervenção psicopedagógica: como e o que planejar?. In.: SISTO, F. F... [et al]. Petropolis, RJ: Vozes, 1996. P. 113-126.

Um dos instrumentos riquíssimos para articular tanto desenvolvimento cognitivo quanto emocional são os jogos. No entanto, para aplicar com efetividade é necessário conhecer o material, o objetivo a ser alcançado, a faixa etária a ser atendida. Estes aspectos precisam ser treinados por meio da pesquisa de materiais e conhecimento do desenvolvimento infantil.

Sendo assim, neste MAPA você deve selecionar um jogo de qualquer faixa etária e descrever os seguintes itens:

1 – Apresente o jogo de forma sintética, explanando sobre seus objetivos e regras do jogo.
2 – Quais habilidades cognitivas e psicossociais o jogo selecionado estimula, cite ao menos 3.
3 – A faixa etária indicativa do jogo é coerente com o nível de compreensão exigida para a sua execução? Para esta análise você se pautará nos níveis de desenvolvimento cognitivo da teoria piagetiana.
4 – Explique o que te motivou na escolha deste jogo e expresse a sua opinião em relação aos dados analisados acima.

Elabore um texto argumentativo apresentando os quatro itens sequencialmente. Lembre-se que a articulação entre o estágio do desenvolvimento cognitivo e o grau de complexidade exigida pelo jogo deve ser baseado na teoria piagetiana. Portanto, pode haver discrepância entre a faixa etária indicada no jogo e a que de fato é adequada a sua jogabilidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
10

Dentre os jogos podemos destacar o brincar com a bola na Ginástica Rítmica.

A partir da Ludicidade, o educador iniciará a brincadeira com o objetivo dos alunos interagirem com diferentes lançamentos, assim como os tipos de recepção, fortalecer a cooperação e executar movimentos para a apresentação prática.

Quanto as atividades com corda, é importante que o aluno saiba identificar o aparelho que utilizará a corda;

Para que a brincadeira ocorra corretamente é importante que as experiências coletivas com os demais alunos em sala possa desenvolver habilidades para o uso da corda, levando em consideração não só o manuseio mas também o ritmo junto da música escolhida.

As habilidades de aprendizagem são colocadas em prática de forma dinâmica no jogo.

A faixa etária indicada é: 11-12 anos sendo Sexto e Sétimo ano.

A motivação para o uso desses jogos foi remeter ao passado e ver que atividades desse tipo eram elaboradas pelo meu professor de educação física no início do ensino fundamental.


mik4lly: agradecida.
Respondido por Mona2013
3

Resposta:

Dentre os jogos podemos destacar " Quem sou eu? "

O jogo "Quem sou eu?" não tem nenhuma regra obrigatória. Ele é feito exatamente para ser modificado de acordo a Ludicidade  de quem esta o conduzindo.

o jogo consiste em   ter que adivinhar quem é você com perguntas de sim ou não  EX:

Eu sou: Eu sou… verde? Eu sou… um animal? Sem ver a minha ficha, preciso descobrir qual é a minha imagem,  fazendo perguntas para os outro jogador.

habilidades cognitivas e psicossociais que o jogo estimula sao

.Desenvolvimento do raciocínio

.Conseguir aguardar sua vez

.Ser capaz de prestar atenção

.Observar e respeitar o outro

.Controlar suas emoções dentre outras.

A faixa etária indicada  para esse jogo é: 7 a 11-12 anos .

A motivação para o uso desses jogos foi pelo fato de ser um jogo simples,que pode ser usado de inicio como um quebra gelo entre o condutor e o sujeito,  tendo em vista que e um jogo que contribui bastante para a estimulaçao da criatividade e imaginaçao, podendo  tanto ser usado  na avaliação como na intervenção psicopedagógica .

Explicação:

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