Tendo em vista que houve um período da história brasileira em que não se podia falar ou escrever sobre as questões políticas, algumas pessoas expressaram-se por meio da música, leia este excerto “Democracia”, de Tom Zé.
Democracia me abraça com tua graça me atira
desfaz esta covardia, aiê;
democracia não me fere
mira aqui no meio
atira no meu receio.
Democracia que escorrega
na regra não se pendura
na trégua não se segura, aiô;
democracia, pois me fere
e atira-me bem no meio
daquilo que mais eu mais receio.
Disponível em: . Acesso em: 10/10/2015, às 12 horas (fins pedagógicos - adaptado).
Com base nesse período histórico, assinale a opção incorreta.
Escolha uma:
a. Um Estado democrático de direito fundado no tripé “soberania popular, direitos fundamentais e respeito à lei” não se constrói do dia para a noite. Em 22 anos, o Brasil evoluiu muito em direção ao ideal democrático, mas alguns fantasmas da ditadura militar ainda nos assombram.
b. Uma imprensa democrática, porém, não se resume a uma imprensa livre; é preciso que seja também plural. E, infelizmente, nossa imprensa não é livre, pois nosso sistema político é a democracia. Há divergências ideológicas significativas entre os principais jornais e revistas do país e estes acabam sendo contra o funcionamento de um cartel de notícias.
c. A vontade da maioria, ao contrário do que se poderia imaginar, não é soberana nas democracias modernas, pois está limitada por uma série de normas constitucionais que visam garantir primordialmente o respeito às “regras do jogo” e aos direitos fundamentais, ainda que contra a vontade expressa da maioria da população.
d. As “regras do jogo” devem ser respeitadas enquanto se “joga”. Não se podem admitir mudanças oportunistas nas leis a fim de beneficiar quem quer que seja, ainda que a maioria assim deseje.
e. Há direitos que são tão fundamentais que devem ser respeitados mesmo que haja oposição por parte da maioria. Esses direitos estão previstos na Constituição brasileira e não podem ser suprimidos nem mesmo por emenda constitucional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
"D" - Esta com certeza é a resposta, pois "jogamos" no jogo desde o nosso nascimento e só saímos quando morremos.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás