Tendo em vista os conceitos de Filosofia e Teoria da História, avalie as informações a seguir:
I. A partir da passagem do século XVIII para o século XIX, o passado histórico começa a ser compreendido como uma realidade previamente dada. Em outras palavras, como um objeto de análise e pesquisa, deixando de ser entendida como resultado da “providência” ou “vontade divina”.
II. O conhecimento histórico é construído individualmente, sem a preocupação que seja compartilhado por um grupo, pois se baseia apenas em especulação, sem o compromisso de comprovar empiricamente as conclusões e convicções do historiador.
III. O ofício do historiador tem como principal norte a reflexão sobre a real finalidade da História e com a própria natureza do tempo histórico, se seria linear (sempre apontando para o progresso da civilização humana de forma geral) ou cíclico (marcado pela evolução e decadência das civilizações).
IV. A Teoria da História compreende um conjunto de pontos de vista embasados empiricamente, cuja metodologia de pesquisa e análise é compartilhada por um grupo de historiadores, cujo objetivo é conferir uma validade científica à construção do conhecimento, relegando a especulação sobre a natureza do tempo histórico e o futuro da humanidade para um segundo plano.
Quanto ao conceito específico de Teoria da História, é correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
I e IV.
I e III.
II e III.
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
As informações I e III estão corretas
A afirmação I é correta
Porque Até meados do século XVIII, o termo história (em alemão, Historie) era utilizado no plural para dar nome as narrativas particulares com o movimento do Iluminismo ocorre uma mudança na relação do homem com o tempo.
No lugar do termo Historie, surge o termo Geschichte em alemão que significa uma seqüência unificada de eventos que no todo são a marcha da humanidade.
A afirmação II é falsa o conhecimento histórico não se baseia em especulações e possui o compromisso de comprovar empiricamente, porque a história é uma ciência.
A afirmação III é verdadeira, o ofício do historiador tem como principal norte a reflexão sobre a real finalidade da História e com a própria natureza do tempo histórico.
A afirmação IV é falsa porque a especulação sobre a natureza do tempo histórico e o futuro da humanidade não é relegada para um segundo plano.