História, perguntado por mayanasouza9643, 1 ano atrás

tendo em vista o interesse comum de brasil e paraguai em realizar o aproveitamento hidroelétricopreciso de ajuda nessa, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por kmp90
0

A questão completa é a seguinte:

Tendo em vista o interesse comum de Brasil e Paraguai em realizar o aproveitamento hidroelétrico dos recursos hídricos do rio Paraná, pertencentes em condomínio aos dois países desde e inclusive o salto Grande de Sete Quedas ou salto de Guairá até a foz do rio Iguaçu, foi aprovado o Tratado de Itaipu, em 26 de abril de 1973, criando a entidade binacional Itaipu, considerada um modelo de integração. Contudo, passados mais de trinta anos, os paraguaios começaram a se insurgir contra as disposições desse Tratado, alegando que há uma relação de exploração em favor do Brasil, que se aproveita do seu poder econômico para submeter o Paraguai a uma condição subalterna. A polêmica se acentuou com a eleição de Fernando Lugo à Presidência da República do Paraguai. Com relação a esse Tratado e às polêmicas que gera, considere as seguintes afirmativas:


1. As reivindicações dos paraguaios são pertinentes, uma vez que, segundo o Tratado de Itaipu, ao Brasil cabem 95% da energia produzida pela Itaipu e ao Paraguai os 5% restantes, proporcionais ao aporte financeiro realizado por cada país na construção da usina.


2. É reconhecido tanto ao Brasil como ao Paraguai o direito de aquisição da energia que não seja utilizada pelo outro para seu consumo próprio.


3. Por ser uma entidade binacional, as instalações e obras realizadas em cumprimento ao Tratado de Itaipu conferem ao Brasil e ao Paraguai o direito de propriedade ou de jurisdição sobre o território um do outro.


4. Podem prestar serviços à Itaipu os funcionários públicos, empregados de autarquias e os de sociedade de economia mista, brasileiros e paraguaios, sem perda do vínculo original e dos benefícios de aposentadoria e/ou previdência social, tendo-se em conta as respectivas legislações nacionais.


5. A Itaipu é administrada por um Conselho de Administração e uma Diretoria Executiva, integrados por nacionais das duas partes contratantes em número proporcional ao Parlamento de cada país.


Assinale a alternativa correta.

   a) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

   b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

   c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

   d) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

   e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.


A opção correta é a letra A. O tratado não fala sobre administração territorial, mas sim sobre a propriedade da usina e nele está previsto a divisão igualitária da energia produzida por ela e o direito de aquisição, por compra, do excedente energético não utilizado pelo país vizinho. Não há nada sobre a proporção do Parlamento de cada país ou sobre jurisdição de território, sendo então, a 1, 3 e 5 estão incorretas.

Dessa maneira, as afirmativas corretas são a 2 e 4.

Perguntas interessantes