Tendo como base a entrevista do professor Sérgio Abranches, “A Crise da Democracia Representativa”, da Atividade Prática 3, é correto afirmar que as consequências desta crise da democracia e deste descolamento entre representantes e representados são:
I) uma alienação que leva as pessoas a não se interessarem mais por política, pelas coisas públicas.
II) uma radicalização, um engajamento radical de extrema direita que pode descambar em fanatismos.
III) um engajamento dentro do jogo democrático, de participação em movimentos, de ir para rua e manifestações para mudança da sociedade.
IV) o fim do patrimonialismo, do corporativismo e do populismo.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
A) I
B) II
C) III
D) I, II, III
E) I, IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
o povo brasileiro não ta aguentando esse tipo de liderança, que ta cada vez mais afundando nosso país. porem o povo brasileiro ta deixando de se importa com esse tipo de politica.
Letra A.
I) CERTO. A atual crise da democracia representativa acaba fazendo com que o cidadão de bem perca o interesse em participar de temas voltados para a política e discussão de políticas públicas.
Como consequência disto e, por não haver interesse nas fiscalização dos recursos públicos, muitos políticos corruptos acabam desviando dinheiro para si e seus conchavos políticos.
II) ERRADO. Na verdade, a corrupção e a falta de Moral acontecem em praticamente todos os campos de ideologia política (esquerda, direita, centro-esquerda, centro-direita, extrema direita e extrema esquerda).
III) ERRADO. Sem interesse do povo, não há convocação para novas manifestações.
IV) ERRADO. O Patrimonialismo faz parte de um modelo de administração besantante comum nas monarquias. Portanto, este tema é totalmente desconexo do que foi citado.
Até logo!