Tendo analisado a charge, desenvolva a relação entre empregabilidade e profissionalismo em um texto dissertativo. Questões norteadoras: Até que ponto a carreira escolhida garante o sucesso profissional? Qual o peso do profissionalismo mesmo em carreiras tradicionais?
Soluções para a tarefa
A carreira só garante sucesso se a área for realmente necessitada de pessoal. Hoje em dia, muitas das áreas não tem espaço sobrando e é preciso conquistar esse espaço com mais do que boa intenções. Nesse sentido, é necessário buscar a preparação e o treinamento adequado.
A carreira escolhida garante sucesso profissional em uma medida muito pequena: por ex. é óbvio que uma cidade em que faltam advogados vai ter espaço para advogados, mas a falta de capacidade vai impedir o sucesso de algum advogado aventureiro, por ex. O profissionalismo traz qualidade de operações e deve ser incentivado.
OBS: PEGUEI RESPOSTA DE OUTRAS PESSOAS E ACRESCENTEI O QUE ACHEI INTERESSANTE.
Segundo Martins (2001), etimologicamente a palavra carreira se origina do latim medieval via carraria, que significa estrada rústica para carros. Mas o conceito de carreira, tal qual o conhecemos hoje, como trajetória da vida profissional, é recente, tendo aparecido no século XIX. A palavra quer dizer "um ofício, uma profissão que apresenta etapas, uma progressão" (Chanlat, 1995, p. 69). A carreira só garante sucesso se o indivíduo gostar da profissão escolhida, além de ter competência para tal, e se a área for realmente necessitada de pessoal. Hoje em dia, muitas das áreas não tem espaço sobrando e é preciso conquistar esse espaço com mais do que boa intenções.
Nesse sentido, é necessário buscar a preparação e o treinamento adequado. Uma vez que, é óbvio que uma cidade em que faltam advogados vai ter espaço para advogados, porém a falta de capacidade vai impedir o sucesso de algum advogado aventureiro. Porque o profissionalismo traz qualidade de operações e deve ser incentivado. Visto que, do sucesso profissional está muito dependente a competência do profissional. Se é verdade que uma formação adequada aumenta as chances de se ser um profissional bem-sucedido, não se pode descurar outros fatores tais como a motivação e a propensão do profissional para a carreira escolhida. O profissionalismo, ou seja, a competência é o aspeto mais importante para se alcançar o sucesso em qualquer profissão, mesmo uma de cariz mais tradicional.
Charlant Hall (1996, p. 8), argumenta que o principal objetivo de uma carreira é o sucesso psicológico do indivíduo, um sentimento de orgulho e realização pessoal, por alcançar seus objetivos de vida, felicidade familiar, paz interior, dentre outros, em contraposição à perspectiva tradicional de sucesso que buscava a escalada dos níveis hierárquicos em uma organização.