TENDÊNCIAS
Tayra Carolina Nascimento Aleixo
COMO MITIGAR DÚVIDAS E RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES QUANTO AO MENU DO APLICATIVO DE UM BANCO DIGITAL?
Para solucionar esse desafio, aplique um benchmarking e tenha em mente conceitos como design de interação, UX, design centrado no usuário, entre outros.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
SEM MEDO DE ERRAR
Lembre-se de que Frederico está trabalhando no menu do aplicativo de um banco digital, observando soluções dos concorrentes. Dessa forma, ele objetiva evitar dúvidas e reclamações dos clientes. Como integrante da equipe dele, você deve ajudá-lo a efetuar o benchmarking e a escrever um e-mail com as informações e soluções encontradas.
Antes de trazer uma resolução ao exercício proposto, destacamos a importância de aplicar análises de mercado a partir de informações secundárias, ou seja, existentes no mercado, para diminuir os esforços internos. Além disso, fomentar uma postura crítica e autônoma em situações como a descrita na situação-problema poderá destacar você como profissional capacitado no mercado.
Uma possível solução, enquanto formalização dos achados por meio do e-mail, seria:
Olá, equipe, tudo bem?
Escrevo para compartilhar os resultados do benchmarking efetuado ao longo do último ciclo de trabalho. Foram consideradas as principais concorrentes, com base no critério de penetração de mercado e visibilidade frente aos consumidores.
Foram trazidas evidências que comprovam boas práticas já em uso no mercado. A seguir, temos mais informações:
Banco A: implementação de um tutorial guiado no primeiro acesso do usuário com o novo layout do menu em teste.
Banco B: execução de entrevistas e enquetes no lugar de testes práticos junto aos usuários poderá equivaler a esforços desnecessários que poderiam ser mitigados, caso a solução prezasse pelas necessidades dos usuários ainda na fase de prototipação.
As evidências reafirmam a importância de manter um fluxo de comunicação assertivo, direto e adequado para o caso de recomposição dos botões do menu, diminuindo a curva de aprendizagem dos clientes e, com isso, reduzindo o número de atendimentos necessários para sanar dúvidas.
Não obstante, enxergamos a necessidade de efetuar testes práticos no lugar de perguntar ao usuário sobre suas preferências no tocante à interface gráfica. Isso porque conhecimentos como neurociência, psicologia e marketing nos mostram que, por vezes, o indivíduo não sabe o quer.
Bom, espero que tenha contribuído com o aprendizado coletivo do projeto.
Atenciosamente.
À disposição.
Esse foi um exemplo de e-mail que poderia assumir uma infinidade de outras formas e propostas. Vale pegar o exemplo e aplicar noutros contextos de atuação do mercado, como indústrias, varejo, celebridades influenciadoras digitais etc. A criatividade não tem limite, e você deve saber o quanto o fomento de repertório é válido para apropriação de soluções nos mais diversos contextos de desafio.
AVANÇANDO NA PRÁTICA
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO
Renato é desenvolvedor em uma grande empresa de educação. Atualmente, recebeu novas diretrizes estratégicas, tanto de colocar o usuário do centro das decisões, como também de priorizar o desenvolvimento de soluções gráficas voltadas para os dispositivos mobile. Qual deve ser o caminho que Renato deve percorrer para garantir que as funcionalidades visuais do design de interação sejam devidamente atestadas?
RESOLUÇÃO
vitorianacimento:
oi
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
querida se você estudar você sabe explicar esse texto responder essas perguntas então bom estudo tchau espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás