Português, perguntado por Indhsnerd6058, 5 meses atrás

Tempos modernos
Hoje em dia, tenho a impressão que tudo está meio fora de lugar: as academias (ou Crossfit, como dizem) se parecem borracharias e até que poderiam ser – toda vez que eu passo em frente a uma, vejo alguém levando um pneu de um lado para o outro. Acho que deve ser daí que vem o conceito dessa novidade. Parece tudo meio improvisado, o negócio agora é malhar sem equipamentos, os poucos "aparelhos", todos parecem feitos de pneu, até o chão parece de pneu e tem cheiro de pneu. Pensei que com esse corte de equipamentos o negócio seria praticamente de graça, mas não! O galpão vazio é praticamente o preço de uma academia que tem coisa dentro. Falando em fora de lugar, os restaurantes agora são sobre rodas (food truck é o nome), uns caminhões de fazer comida. Percebo uma obsessão com pneus na nossa sociedade. Antigamente os caminhões levavam a comida para os restaurantes, agora fica tudo por ali mesmo, o apogeu do fast-food. Seria interessante se, quando terminasse o expediente, os food trucks estacionassem nos Crossfit – pensando bem, é até uma possibilidade de negócio: espaço vazio e pneus não faltam. Quando eu era criança, imaginava que no futuro as coisas seriam muito mais excitantes, teríamos novas profissões, talvez até em outros planetas!
Queria que estivéssemos pelo menos atingindo um nível de evolução que alcançasse o filme De volta para o futuro, com tênis autoajustáveis [. ], não precisavam nem nos enviar para o futuro, só ser baratos. As coisas com a humanidade não estão saindo muito como o esperado, como podemos comprovar saindo de casa. [. ]
Nesse texto, no trecho ". Que tem coisa dentro. " (1º parágrafo), o termo destacado faz referência à palavra

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

Nesse trecho, o termo "que" se refere a "academia".

Função da palavra "que"

No trecho em que aparece, o "que" é classificado como pronome relativo, pois retoma e substitui o termo "academia". Observe:

"[...] o preço de uma academia que tem coisa dentro." => a academia tem coisa dentro.

No caso, sua função sintática é de sujeito, pois substitui o termo que o agente da ação de ter. O termo "academia" é o sujeito da forma verbal "tem".

A utilização de pronomes relativos é um importante recurso de coesão e progressão textual, já que conecta as orações e evita a repetição de termos.

Mais sobre função da palavra "que" em:

https://brainly.com.br/tarefa/48767152

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes