Tempestade de areia no interior paulista Cidades da porção oeste do interior do Estado de São Paulo foram surpreendidas na segunda semana de agosto por uma verdadeira tempestade de areia, que, se não causou incidentes graves, diminuiu a visibilidade nas ruas e assustou moradores. Esse fenômeno de areia e ventos ocorre normalmente nos períodos de verão e primavera no Nordeste brasileiro, em zonas do semiárido em que o solo é formado por pequenas rochas e areia. Agora, por conta de alterações antrópicas no meio ambiente, o fenômeno vem ocorrendo também no Centro-Oeste paulista, em decorrência da degradação e possível início de desertificação do bioma cerrado.[...]A mesma frente fria foi responsável pela formação de um tornado no interior do Estado de Santa Catarina, impactando as cidades de Tangará, Água Doce, Lacerdópolis, Catanduvas e Ibicaré, tendo afetado mais de 700 residências na região de Água Doce, conforme relatado pela Defesa Civil da cidade.No caso da tempestade de areia no interior paulista, foi observada a formação de uma densa nuvem, seguida de chuva e ventania com poeira e areia. Foram afetados posteamento e iluminação pública, ruas, vegetação pública, praças, moradias, veículos e serviços locais.[...]A ocorrência de tempestades de areia no território brasileiro evidencia a necessidade de enfrentamento de processos de desertificação, deflagrados pela associação entre as alterações globais do clima, com aumentos de temperatura e redução hídrica, e os impactos das intervenções antrópicas sobre os biomas, sobretudo desmatamento e avanço de atividades agropastoris. [...] Não obstante, é preciso avançar na estruturação e na implementação de políticas, ações e estratégias intersetoriais voltadas à prevenção e mitigação de processos de desertificação no território brasileiro, em âmbito urbano e rural. Fonte: HERNANDEZ, C. A. A; SOLTO, D. TUCUNDUVA, T. P. Tempestade de areia no interior paulista. Jornal da USP, 2020.Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/tempestade-de-areia-no-interior-paulista/. Acess
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A incidência da tempestade de areia é atribuída à degradação e ao possível início de desertificação do bioma cerrado.
Explicação:
Segundo o texto, "esse fenômeno de areia e ventos ocorre normalmente nos períodos de verão e primavera no Nordeste brasileiro, em zonas do semiárido em que o solo é formado por pequenas rochas e areia".
Porém, as tempestades de areia começaram a ficar frequentes também em regiões que não apresentam essas características, como no Centro-Oeste do estado de São Paulo.
Os especialistas atribuem isso a "alterações antrópicas no meio ambiente", como a degradação ambiental e a formação de desertos no cerrado.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás