Temos diversas formas de energia. A Energia Potencial Gravitacional, em específico, está relacionada a tudo que está no alto em relação ao solo. Já a energia cinética está presente quando algo está em movimento. No salto em altura, o atleta corre e transforma a energia cinética da corrida em energia potencial gravitacional. Nesse contexto, considere um atleta de 70 kg que realizou um salto em altura de 2m tendo corrido a uma velocidade média de 8 m/s. Nesse cenário, calcule a porcentagem de energia cinética que foi convertida em potencial no momento do salto. Dado que g = 10 m/s²
Soluções para a tarefa
A porcentagem de energia cinética que foi convertida em potencial no momento do salto foi de 62,5%.
Energia cinética e energia potencial gravitacional
A energia é uma grandeza física que mensura a capacidade de trabalho que determinado corpo pode realizar.
A energia cinética é uam energia que relacionamos com o movimento, pois para que ela exista o corpo deve ter velocidade maior que 0. A fórmula para cálculo de energia cinética é:
Ec = m*v²/2
A energia potencial gravitacional é a energia ligada a altura, onde para que ela exista deve haver força gravitacional sobre o corpo e altura do corpo, em relação ao solo, deve ser maior que 0. A fórmula para calcular a energia potencial gravitacional é:
Epg = m*g*h
Para encontrarmos a porcentagem de energia que foi convertida, vamos calcular quanto de energia temos em cada caso. Temos:
Ec = 70kg*(8m/s)²/2
Ec = 35kg*64m²/s²
Ec = 2240J
Epg = 70kg*10m/s²*2m
Epg = 1400J
Calculando a porcentagem, temos:
P = 1400/2240
P = 0,625
P = 62,5%
Aprenda mais sobre energia cinética e potencial gravitacional aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/718685