Português, perguntado por paulopthgp9069v, 1 ano atrás

Temos, a seguir, o trecho final do primeiro capítulo de O cortiço, de Aluísio Azevedo:

“E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal branco. E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco”.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Disponível em: https:// . Acessado em 06/05/2020.

A respeito do fragmento e do Naturalismo, escola a qual o romance pertence, analise as assertivas e assinale V (para verdadeiras) e F (para falsas).

I. O Naturalismo é uma radicalização do Realismo, pois através de teorias de gênero, raça e meio, propõe-se a análise da natureza humana;
II. O cortiço é, ao mesmo tempo, o espaço fundamental e constituinte do romance, bem como o protagonista da narrativa;
III. Cria-se, no fragmento, uma espécie de zoomorfização, isto é, as larvas no esterco referem-se aos moradores do coletivo;
IV. As hortaliças verdejantes e os jardinzinhos, conforme fragmento, auxiliam na construção do espaço ameno e asséptico do romance em questão.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, F

Alternativa 2:
V, F, V, F

Alternativa 3:
V, V, V, F

Alternativa 4:
F, V, V, V

Alternativa 5:
F, F, V, V

Soluções para a tarefa

Respondido por MrGrando
7

Resposta:

Alternativa 3: V,V,V,F

Explicação:

I  - O Naturalismo é considerado uma ramificação do Realismo, e por sua preocupação em buscar uma relação entre as forças da natureza e o homem é tido com uma forma mais radical de realismo.

II - Correto, o cortiço em si é onde tudo acontece. É protagonista e espaço onde se desenvolve a narrativa do livro.

III - Correto. A vida naquele ambiente sujo e porém vivaz é assemelhada segundo ao autor às larvas no esterco.

IV - Incorreto, porque o autor tenta compor um cenário "imundo", efervecênte de vida e atividade. E não ameno ou limpo (asséptico).


jherryett: Concordo, resposta correta é alternativa C: V, V, V, F
Respondido por daihelo
1

Resposta:

V,V,V,F

Explicação:

Perguntas interessantes