temática da Cultura do Cancelamento na sociedade atual.
Nesse artigo, você, necessariamente, deverá:
apresentar um título criativo;
explicar o que seria a cultura do cancelamento;
apresentar pelo menos um (1) exemplo de cancelamento que tenha sido divulgado nas mídias nos últimos meses – diferente dos apresentados nos textos motivadores;
posicionar-se explicitamente em relação à problemática;
na conclusão, haver articulação lógica entre as ideias apresentadas antes e mostrar o porquê de o tema ser de interesse público do leitor.
Soluções para a tarefa
Sugestão para títulos:
- Psicológico turbulento;
- Sobre questões sociais e seus (des) encontros;
- A Cultura do Cancelamento e o que (não) trouxe de bom;
- Cancelar ou ser cancelado?
- A Cultura do Cancelamento: "É de bom tom?"
- A cancelada Cultura do Cancelamento;
A Cultura do Cancelamento é, basicamente, o "passar dos holofotes" (ou seja, dar voz, oportunidade de fala/expressão) para grupos minoritários e preservação ambiental, tendo seu início em 2017 — junto da hashtag (#) "Metoo" —.
Um exemplo da Cultura do Cancelamento, seria o ataque das pessoas denominadas "internautas" para outras pessoas, julgando suas atitudes e cancelando, principalmente, os racistas, pedófilos, políticos ou quem acaba violando a quarentena para fazer aglomerações (Gabriela Pugliese é um caso bem falado. Foi "Cancelada" após postar fotos e promover uma festa na quarentena OU o cancelamento recente de Karol Conká).
Pessoalmente, não acho que deveríamos normalizar esse tipo de situação — exceto em alguns casos como o estupro, pedofilia, racismo ou homofobia —, pois talvez a pessoa precise somente de uma explicação clara e detalhada sobre determinado ponto e/ou uma pequena sugestão civilizada — sem ataques — para que não cometa o mesmo erro duas/três vezes. Além disso, a Cultura do Cancelamento pode prejudicar tanto o "crítico" quanto o cancelado por meio de pressão psicológica, carência de apoio emocional e a sensação de isolamento.
Ainda há quem defenda esse "método de impor respeito" afirmando que podem ajudar o outro a enxergar demais opiniões. Mesmo assim, não seria melhor para o cancelado/e ou "crítico" terem um compartilhamento de opiniões e chegarem a uma conclusão do que já saírem cancelando?