Psicologia, perguntado por fabriciosantoscarval, 7 meses atrás

Tema: Transtornos psicológicos

Nem todas pessoas que apresentam uma doença psicológica costumam exibir manifestações físicas aparentes. Nesse sentido a percepção do profissional da saúde precisa ser aguçada para evidenciar certos comportamentos diferenciados que podem levar a identificação destes transtornos.

Nesse sentido, o modelo bio-psico-social procura fazer jus a essa complexidade buscando analisar a gênese e o desenvolvimento dos transtornos mentais sob diferentes pontos de vista, de acordo com os diferentes fatores que os influenciam:

Fatores biológicos - como a predisposição genética e os processos de mutação que determinam o desenvolvimento corporal em geral, o funcionamento do organismo e o metabolismo.

Fatores psicológicos - como preferências, expectativas e medos, reações emocionais, processos cognitivos e interpretação das percepções.

Fatores socioculturais - como a presença de outras pessoas, expectativas da sociedade e do meio cultural, influência do círculo familiar, de amigos, modelos de papéis sociais.

Considerando toda essa complexidade, não é tarefa fácil lidar com a psicologia da saúde. Mas, diante dos desafios impostos, o profissional de saúde deve se preparar para atender essa demanda social.

Estudo dirigido:

OBS.: Caso o aluno não participe dos FÓRUNS, não fará jus a pontuação dessas atividades.

ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA:


Diante dos conhecimentos trabalhados nesta unidade, você deve escolher um tipo de transtorna e descrever como pode ser identificado e qual o manejo ideal para esta situação. Descreva e cite exemplos para melhor expor sua ideia.

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenalugo48
1

Resposta:

Pessoas que apresentam uma doença psicológica não costumam exibir manifestações físicas aparentes. Chamadas mais comumente de distúrbios, disfunções, transtornos ou perturbações, muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive.

Explicação:

Perguntas interessantes