Geografia, perguntado por victorgustavo2030, 6 meses atrás

Tema: PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS


O crescimento desordenado das cidades gerou inúmeros problemas socioambientais, como: segregação

espacial, favelização, precariedade de serviços urbanos, violência, acúmulo de lixo, enchentes, ilhas de calor,

inversão térmica, entre outros.

Pesquise sobre os problemas citados acima e registre as principais informações AQUI

Fontes:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por victor20131051
1

Resposta:

segregação espacial

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer ,dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

favelização

A favelização é um fenômeno urbano diretamente relacionado à industrialização e possui raízes históricas. A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local.

precariedade de serviços urbanos

sao serviços de transporte coletivo, fornecimento de energia elétrica, distribuição de água, coleta de lixo, gás, telefone e vários outros ganham pouco dinheiro e vivem situaçoes precarias.

violência

No Brasil, a violência é um fenômeno sócio-histórico, fundante e estrutural na nossa constituição social. Além de um instrumento político de manutenção da unidade territorial e da base econômica escravocrata, a violência no Brasil desenvolveu-se como uma forma de sociabilidade — o “código do sertão”, como conceituado pela socióloga Maria Sylvia de Carvalho. Esse processo histórico gerou reflexos culturais e institucionais que, somados a fatores como a concentração de renda, conduziram-nos a ser uma das sociedades mais violentas do mundo e com um alto grau de tolerância a números exorbitantes de assassinatos.

acúmulo de lixo

Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.Esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo. Para ter uma noção mais ampla do problema tomemos a cidade de São Paulo como exemplo, em média cada pessoa produz diariamente entre 800 g a 1 kg de lixo diariamente, ou de 4 a 6 litros de dejetos, por dia são gerados 15.000 toneladas de lixo, isso corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente. Em um ano esses caminhões enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de São Paulo e Nova Iorque, ida e volta.

enchentes

As enchentes constituem um grave problema no espaço das cidades, principalmente nos grandes centros urbanos. Geralmente, sua causa está relacionada com a acumulação da água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento.No entanto, nem todas as suas causas são antrópicas, ou seja, causadas pelo homem. Em alguns casos, essa é apenas uma ocorrência natural, que é intensificada pelo processo de urbanização desordenado e sem planejamento.Muitos rios formam aquilo que chamamos de planícies de inundação. Esses cursos d'água dispõem de uma área nos limites de suas margens para as quais extravasam a sua vazão durante alguns períodos de fortes chuvas. O problema é que, graças à expansão urbana acelerada, algumas dessas áreas de inundação são erroneamente ocupadas, causando inundações que chegam a deixar bairros inteiros embaixo d'água.

ilhas de calor

As ilhas de calor são um fenômeno causado pela intensa modificação do meio natural pela ação antrópica. Elas provocam o aumento da temperatura nas zonas centrais das cidades.Ilhas de calor são um fenômeno antrópico caracterizado pelo aumento acentuado das temperaturas nas cidades. Esse processo ocorre principalmente nos grandes centros, cujas áreas principais são marcadas pelo grande adensamento urbano.As causas das ilhas de calor estão atreladas à modificação do meio natural, como a retirada da vegetação nativa e a impermeabilização do solo. A ocorrência das ilhas de calor acontece mediante o aumento das temperaturas das áreas centrais quando comparado às demais zonas das cidades.

Explicação:.

Perguntas interessantes