tema liberalismo
1- Por que a ideologia liberal era contra a intervenção do Estado na economia?
2-Qual era a diferença entre o socialismo utópico e o socialismo científico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os economistas do final do século XVIII eram contrários a intervenção do Estado na economia. Para eles o Estado deveria apenas dar condições para que o mercado seguisse de forma natural seu curso. ... Para Smith o elemento de geração de riqueza está no potencial de trabalho sem ter o estado como regulador e interventor.
A letra B, eu não sei.
Resposta:
1 - A ideologia liberal teve sua origem na classe burguesa que ascendeu economicamente durante o Antigo Regime, e que obteve sua emancipação política com o avanço das ideias iluministas. Dessa forma, sendo a burguesia uma classe inerentemente mercantil, é natural que ela se oponha a intervenção estatal na economia, visto que isto implicaria limitações às práticas burguesas. Deve-se também atentar que a filosofia liberal, notavelmente a de Adam Smith, argumenta que a ação estatal no campo econômico nada gera além de empecilhos à geração de riqueza, e que o livre mercado é gerido pela "mão invisível", cujos frutos são indispensáveis ao bem comum da sociedade
2 - Socialismo Utópico e Socialismo Científico foram dois termos criados pelo sociólogo Karl Marx. Durante o séc. XIX, houveram tentativas de criação de sistemas paralelos ao capitalismo, algumas com escritos teóricos, e outras mesmo em tentativas práticas. O insucesso destas levou Marx a argumentar que a tais medidas faltou um metodismo científico que as guiasse, além de criticar a crença de várias destas teorias e tentativas na pequena propriedade, ou no que ele chamava de "bondade capitalista". Estas teorias Marx chamou de Socialismo Utópico, e as suas próprias, as quais ele baseou em seus estudos sociológicos e posteriormente publicou com o Manifesto Comunista, ele chamou de Socialismo Científico.
Explicação: