tema de redação; quem rouba para alimentar seu filho merece pena ou perdão
Soluções para a tarefa
Realmente, ver o próprio filho padecendo fome é algo angustiante, entretanto, o roubo, mesmo que na mais altruísta das intenções, é um delito de recompensa imutável perante a lei. Todos nós sabemos que o amor do pai e da mãe pelos filhos é verdadeiramente grande, e que eles estão a todo tempo dispostos a fazer qualquer coisa para poder contemplar o bem-estar deles. A lei, porém, não enxerga desta forma. Seja para o bem, seja para o mal, roubo é crime, e merece a sua justa punição.
Podemos até reconhecer que quem rouba é passível da punição concebida pela lei para tal crime, mas todos nós possuímos bondade e amor no coração, mesmo que em pouca quantidade, e não é difícil entender que a pessoa que rouba para alimentar seu próprio filho não deseja o mal para a vítima do roubo, mas faz isto porque, a seu ver, não lhe resta opção.
Então, quem faz isso é digno de punição ou de perdão? Mediante a lei, punição. Mediante os homens, para uns perdão, para outros, punição. É necessário, portanto, desenvolver em si mesmo um senso crítico e saber discernir o que é certo e o que é errado, reconhecendo que a justiça, em todos os âmbitos, deve prevalecer.