Sociologia, perguntado por andreiminecrafp8a8xr, 1 ano atrás

Tema 1- “Para que vossa senhoria saiba quem é Antonio Conselheiro, basta dizer que é acompanhado por centenas e centenas de pessoas, que ouvem-no e cumprem suas ordens de preferência às do vigário da paróquia. O fanatismo não tem mais limites e assim é que adoram-no, como se fosse um Deus vivo”. (Euclides da Cunha, Os sertões).

Qual a forma de dominação representada por Antônio Conselheiro? Justifique sua resposta.



Tema 2- “Na China, podia acontecer que um homem vendesse a outro uma casa: depois de certo tempo, voltasse a ele e reclamasse a devolução, pela circunstância de haver ficado pobre. Se o comprador, no Direito Chinês, não atendesse ao mandamento antigo de ajuda ao próximo, os “espíritos”se indignariam. Desse modo, o vendedor empobrecido ocupava a casa novamente, como arrendatário forçado, sem o pagamento de nenhum aluguel. Com um direito assim estruturado o capitalismo não poderia se desenvolver. O que se fazia necessário era um direito que se pudesse calcular como uma máquina: neste sentido, entretanto, os pontos de vista mágico-rituais não desempenhavam papel algum. Fonte: Weber, 1964.

Podemos verificar na situação descrita acima o que Max Weber caracterizou como racionalização e desencantamento do mundo? Argumente

Soluções para a tarefa

Respondido por lolacruz0406
0

1. A dominação representada por Antônio Conselheiro é a dominação carismática, visto que ele é seguido por devoção afetiva.


2. O capitalismo visa o lucro, e para isto, o desencantamento de mundo desempenha papel fundamental. Qualquer crença, passa por um processo de racionalizão, para que esta seja aceita pelo capitalismo.


Provavelmente, você também estuda no IF - Campus Cubatão, então, essa foi minha análise como aluna. Que Jesus, ops, Ricardo te abençoe com um 3,0.


andreiminecrafp8a8xr: miga como tu achou minha pergunta gay? que coincidência
Perguntas interessantes