Português, perguntado por carameloazul, 1 ano atrás

tem alguma repetição nesse texto?

Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas nas paredes das cavernas pelos seres humanos durante a Pré-história. Eles utilizavam os dedos e provavelmente pincéis simples, improvisados, como toco de madeira ou mesmo folhagem. Também produziam as próprias tintas.
Eles imaginavam que criando imagens de suas presas em situação de caça, os animais reais também se renderiam às suas caças. Assim as criações dessas imagens poderiam servir como uma espécie de magia para uma caça bem sucedida.
Em muitos países do mundo encontram-se cavernas com pinturas rupestres, uma das mais famosas cavernas é a Lascaux localizada ao sul da França e foi descoberta em 1940 por um grupo de jovens. Desde então vários historiadores a visitaram com a intenção de estuda-la e descreve-la. Atualmente a caverna não pode ser visitada por turistas para evitar eventuais prejuízos as pinturas. Pesquisas sugerem que esses desenhos datam de aproximadamente 17.000 anos atrás, embora existam outras pinturas rupestres muito mais antigas como as encontradas na gruta de El Castillo, na Espanha que datam de 40.000 anos atrás.
Em meados do século XIX foram encontradas as primeiras pinturas rupestres na caverna de Altamira, na Espanha, por Marcelino Sanz de Sautuola. Os acadêmicos da época consideram fraudulentas essas primeiras pinturas encontradas. Devido ao pensamento darwinista que vigorava por toda a Europa daquele período, acreditou-se que o homem pré-histórico seria incapaz de criar qualquer representação artística. Alguns historiadores pré-históricos daquele século chegaram a creditar as pinturas a uma fraude criada pelos criacionistas, visando desacreditar as teorias de Darwin. Mais tarde esses mesmos historiadores se retrataram e reconheceram sua autenticidade.
No Brasil a arte rupestre é encontrada em praticamente toda a extensão territorial do país. A arte rupestre brasileira é dividida em tradições, de acordo com suas características e localização: Planalto, São Francisco, Agreste, Litorânea, Geométrica, Meridional e Amazônica. O principal sítio brasileiro de arte rupestre fica no Piauí, o chamado Parque Nacional da Serra da Capivara, um Patrimônio Mundial da Unesco, que é considerado o maior acervo deste tipo de arte de todo continente americano. Em Pernambuco pode-se encontrar pinturas no Parque Nacional do Catimbau, que é o segundo maior complexo arqueológico do país. Outros importantes sítios de arte rupestre podem ser vistos em estados como o a Paraíba, o Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
A Tradição Nordeste tem o seu centro de difusão no sudoeste do Piauí. Esse foco de criação cultural disseminou-se por praticamente todo o nordeste brasileiro, dando origem às subtradições. Possibilitou aos primeiros habitantes do país acesso a um conhecimento acumulado, mostrando que: “as pinturas rupestres eram responsáveis pela permanência dos comportamentos e dos conhecimentos humanos adquiridos e acumulados”durante anos. Devido a sua localização, acredita-se que os grupos produtores das pinturas rupestres do interior do Piauí e da região de São Raimundo Nonato pertencem a subcultura linguística Macro-Jê.
Considera-se arte rupestre as representações sobre rochas do homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas. Acredita-se que estas pinturas, cujos materiais mais usados são o sangue, saliva, argila, e excrementos de morcegos (cujo habitat natural sâo as cavernas), têm um cunho ritualístico. Estima-se que esta arte tenha começado no Período Aurignaciano (Hohle Fels, Alemanha), alcançando o seu apogeu no final do Período Magdaleniano do Paleolítico.
A importância do estudo da arte rupestre deve-se, não tanto à interpretação das figuras existentes, mas antes obter um entendimento dos motivos e contextos que levaram uma comunidade a usar muito do seu tempo e esforço na execução da dita arte rupestre. Como estas sociedades primitivas se extendem no tempo e na sua essência são consideravelmente diferentes das nossas vivências actuais, o estudo da arte rupestre de forma ciêntifica permite analisar o comportamento do homem em contextos muito díspares, pelo que acaba por ser de certa forma um estudo transdisciplinar entre a psicanálise, a antropologia e o nosso próprio conceito de arte.
Normalmente os desenhos são formados por figuras de grandes animais selvagens, como bisões, cavalos, cervos entre outros. A figura humana surge raramente, sugerindo muitas vezes actividades como a dança e, principalmente, a caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com os dos animais. Paralelamente encontram-se também palmas de mãos humanas e motivos abstratos (linhas emaranhadas), chamados por Henri Breuil de macarrões.
Nos sítios espalhados pelo mundo, é padrão encontrar, além dos desenhos parietais, figuras e objetos decorativos talhados em osso, modelados em argila, pedra ou chifres de animais.

Soluções para a tarefa

Respondido por rubiaraissa
18

Olá !

Não há nenhuma repetição de palavras ou frase , mas para você melhorar ele em apenas um pequeno detalhe , você pode usar como eles faziam as tintas para fazer a arte pois na época não existia tintas como as de hoje , e se usavam as mãos , ou algo parecido com um pincel .

espero ter ajudado!


edna2517: nossa
edna2517: vc é
edna2517: manda pra mim o
edna2517: resultado do trabalho de história
Perguntas interessantes