Pedagogia, perguntado por Clezio0, 4 meses atrás

"Tecnologias, há muito tempo, não são novidades em nosso cotidiano. Lidamos, agora, com o constante e ágil aperfeiçoamento das tecnologias já existentes, bem como o surgimento de novas tecnologias que vêm facilitar nossas atividades, seja no ambiente de trabalho, seja no ambiente doméstico. Grande parte da nossa sociedade usufrui de tecnologias e a ela está intimamente adaptada: celulares, smartphones, computadores, tablets… O fácil acesso à internet, por meio de pequenos aparelhos, fascina crianças e adolescentes de todas as idades. Portanto, incorporar as tecnologias às atividades docentes é um caminho natural... Mas não basta incluir a tecnologia em sala de aula sem saber usá-la. É comum que o jovem tenha acesso a recursos tecnológicos e não saiba aproveitá-los adequadamente, em especial para fins didáticos... As tecnologias estão por todas as partes e, muito possivelmente, já dentro das mochilas dos nossos alunos. Usá-las a favor do aprendizado, mais do que viável, torna-se indispensável"

Segundo o texto, no cenário educacional atual, a tecnologia aparece como algo imprescindível. As afirmações emergem de professores, dirigentes educacionais e da sociedade em geral: “é preciso ensinar informática”, “precisamos informatizar as escolas”, “os professores devem ilustrar suas aulas e levar a tecnologia para dentro da sala, renovando os materiais didáticos utilizados”; entretanto, nem sempre se sabe, exatamente, o “porquê” e o “para que” desse processo.
Dessa forma, é notório que o uso da tecnologia na educação torna-se necessária na atual conjuntura. Porém, como essa inserção digital deve ser implantada, a fim de que não se torne apenas mais um elemento de uma práxis descontextualizada e sem objetivos centrados?

Soluções para a tarefa

Respondido por bekerthais
0

Resposta:

A inserção digital está associada à capacidade dos educadores em buscar a adaptação e o entendimento sobre o funcionamento destas ferramentas, ao mesmo tempo em que devem inserir conforme o contexto e as necessidades dos estudantes.

É preciso que a inserção digital também seja igualitária, no sentido de criar oportunidades a todos os estudantes, para que possam se alfabetizar conforme os recursos virtuais disponíveis.

Explicação: prova

Perguntas interessantes