Português, perguntado por samuelmarquesnunes, 5 meses atrás

Tecnologia na educação



A busca pelo instantâneo é, sem dúvida, um dos sinais do tempo da nossa cultura digital. A um clique ou comando e voz, tem-se instantaneamente informações, imagens, contatos com pessoas e, por que não dizer, com a própria realidade em sua representação digital.

Na educação, a sala de aula pode estar conectada com o mundo, permitindo que alunos e professores acessem rapidamente informação e conteúdo que antes se limitavam a meios impressos ou a espaços como a biblioteca.

Em tempos de conectividade, estudantes podem em qualquer lugar e a qualquer momento assistir a videoaulas, recorrer a professores on-line ou até mesmo contar com a ajuda de programas de computador que respondem às suas dúvidas.

Mas se o instantâneo virou um bem de primeira necessidade, não se pode esquecer que a vida e a aprendizagem acontecem na duração. A vida é mais do que amontoado de instantes e o aprendizado é mais do que consumo rápido de informações. As informações exigem capacidade de interpretação, um trabalho reflexivo sobre elas. Uma viagem visualizada, uma informação acessada, um texto lido ou uma aula assistida precisam da duração, da vivência no tempo, da experiência construída pelo retrabalho, pelas articulações ou pelas retomadas que se dão no processo de aprendizagem.

Caso aceitemos que a educação é mais do que instrução e não se reduz a preparar crianças e jovens para trabalhar em menos tempo e com mais produtividade, mas proporcionar-lhes uma formação humana integral, precisamos enfrentar o difícil desafio de integrar as tecnologias digitais na escola sem desrespeitar os diferentes ritmos que caracterizam os processos de aprendizagem.



Fonte: SALDANHA, Luís Cláudio Dallier. A Gazeta de Alagoas, dez. de 2017. (Adaptado)



Assinale a alternativa que classifica corretamente o tipo de texto acima e a justificativa para esta classificação.


Escolha uma opção:
a. No texto, predomina o tipo textual narrativo, pois os professores e os alunos são personagens que contam suas experiências na escola e as dificuldades enfrentadas com o uso das tecnologias digitais.
b. No texto, predomina o tipo textual argumentativo, pois o autor utiliza argumentos para defender que a tecnologia, na educação, facilita a conexão entre as pessoas e o acesso rápido à informação, mas o processo de aprendizagem, mesmo com os recursos tecnológicos, requer duração, reflexão, vivência no tempo.
c. No texto, predomina o tipo textual expositivo, pois há apenas exposição de informações sobre como a sala de aula pode conectar-se com o mundo, sem qualquer posicionamento por parte do autor.
d. No texto, predomina o tipo textual injuntivo, pois há um passo a passo do que deve ser realizado nas escolas para a utilização dos recursos tecnológicos.
e. No texto, predomina o tipo textual descritivo, pois há apenas a descrição das vantagens das tecnologias digitais para acessar informação a qualquer momento e em qualquer lugar, sem qualquer posicionamento por parte do autor.

Soluções para a tarefa

Respondido por Beatrizlopesramoss
1

Resposta:

Letra B)

No texto, predomina o tipo textual argumentativo, pois o autor utiliza argumentos para defender que a tecnologia, na educação, facilita a conexão entre as pessoas e o acesso rápido à informação, mas o processo de aprendizagem, mesmo com os recursos tecnológicos, requer duração, reflexão, vivência no tempo.

espero ter ajudado! Thanks✿

Perguntas interessantes