tecido é um conjunto de células que desempenham a mesma função, particularmente nas plantas encontramos três tipos de tecidos, liste-os relacionando com suas funções.
@) tecido de revestimento
b)tecido de sustentação
c) tecido de condução
d) tecido de crescimento
Soluções para a tarefa
Hello meu amor, boa noite! (lembrete: minha resposta aborda angiospermas e talvez gimnospermas, mas n se preocupe. Seu professor dificilmente vai t ensinar sobre tecidos de briófitas, por exemplo, a menos q vc esteja se graduando em bio)
a) Revestimento: nas plantas existem vários tecidos de revestimento, que variam conforme a idade da planta e sua classificação em relação a filo e classe. Em plantas herbáceas e jovens o principal tecido de revestimento é a epiderme, um tecido formado geralmente por uma ou poucas camadas de células aclorofiladas (sem cloroplasto) que envolvem toda a superfície da planta. Geralmente possui diversos anexos como papilas, tricomas, hidatódios, estômatos, etc. Sua função é proteger a planta contra herbívoros, doenças e contra a perda de água. Em plantas lenhosas mais velhas e em raízes há também a feloderme e o súber, que também protegem a planta e permitem a respiração através da espessa madeira.
b) sustentação: colênquima, um tecido vivo de células com espessamento primário da parede celular. muito presente em locais flexíveis da planta, como folhas, base das folhas, pecíolo e ramos jovens. Sua função é justamente sustentar mas sem restringir movimentos, permitindo flexibilidade. O esclerênquima sim, possui a função de sustentar a planta gerando estruturas muito rígidas e resistentes. Mais presente no caule, frutos e raízes. Suas células possuem espessamento secundário, o que as impede de se nutrir e por isso acabam morrendo, ou seja, é um tecido morto.
c) vasculares: Xilema é o tecido que transporta água e sais até as folhas e se estrutura como uma rede de canos grossos e resistentes protegidos por fibras e com espessamento secundário, ou seja, é um tecido morto. O Floema é um tecido vivo composto por minúsculas células em forma de canos que transportam a seiva elaborada para todas as partes da planta. O Câmbio é presente apenas em dicotiledônias e separa floema de xilema
d) Crescimento: Os meristemas são proto-tecidos que dão origem a tecidos primários e transicionam depois em tecidos secundários. A protoderme se transforma em epiderme primária, que depois se reverte em felogênio, que dá origem aos tecidos secundários súber e feloderme. O procâmbio dá origem ao xilema e floema primários. surge o câmbio e se transforma e xilema e floema secundários. O meristema fundamental se transforma em todo tipo de parênquimas e tecidos de sustentação.