TEA é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. As causas do TEA ainda são desconhecidas, mas provavelmente há uma combinação de fatores que levam ao autismo. De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver TEA por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente.
Considerando este excerto, leia atentamente as seguintes afirmações:
I O diagnóstico do TEA é clínico, realizado através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos dois anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos seis meses de idade.
II Não são todas as pessoas com TEA que têm deficiência intelectual, sendo que algumas, inclusive, apresentam inteligência acima do normal.
III Tanto aqueles que têm TEA e possuem inteligência normal ou acima do normal, como os com inteligência abaixo do normal são considerados, pela Organização das Nações Unidas (ONU) como pessoas com deficiência por terem impedimentos de longo prazo e que podem prejudicar ou impedir a sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
IV TEA é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades precoces, tipicamente antes dos dois anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios quantitativos na comunicação, interação social e no uso da imaginação.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Ao se considerar sobre o Transtorno de Espectro Autista, a alternativa correta é a seguinte combinação: V V V V F.
Principais informações sobre Transtorno de Espectro Autista
O TEA (Transtorno de Espectro Autista) consiste, de forma básica, em um distúrbio do neurodesenvolvimento com manifestações de comportamento, interação social e comunicação atípicas com a presença de padrões estereotipados do tipo repetitivo.
De forma legal, os direitos daqueles que são portadores de Autismo está garantido na Lei 12.769 do ano de 2012 com a delimitação dos seus principais conceitos, diretrizes de atendimento e, ainda, os direitos a eles relacionados.
Com isso, ao se pensar no TEA existem informações principais que incluem por exemplo:
Os sinais de alerta podem ser identificados nos primeiros meses de vida, com maior prevalência no sexo masculino, e um diagnóstico ocorrendo entre 2 e 3 anos;
Melhores resultados são identificados com um diagnóstico oportuno e o devido encaminhamento para intervenções do tipo comportamentais com apoio educacional;
As causas do TEA ainda são desconhecidas podendo ser, de forma prévia, uma combinação de fatores genéticos e ambientais para a sua presença;
Tratamento oportuno conta com estimulação precoce do cérebro sendo recomendado em todo caso com suspeita de autismo ou de desenvolvimento atípico.
Resposta: II e III apenas
Explicação: apresentada antes dos tres anos de idade, com diagnostico possivel antes dos 18 meses de idade.