Tanto quanto a vida humana, a ciência histórica é dinâmica e se renova continuamente. Nessa perspectiva, diferentemente da antiga concepção segundo a qual a história tem no passado sua exclusiva razão de ser, hoje o modo mais adequado para defini‐la seria o(a)
Soluções para a tarefa
É correto afirmar que a história e a vida humana possuem suas dinâmicas, renovando-se e transformando-se dia após dia. É positivo que se diga, aliás, que todas as construções e produções humanas possuem esta característica: sua mobilidade, suas movimentações.
A história durante muito tempo foi entendida, por pesquisadores, como algo sólido e acabado, que poderia ser facilmente alcançada por meio de estudos de documentos escritos produzidos por governos. O que isso nos mostrou, ao longo do tempo, é que a vida humana parecia muito dura, congelada.
As novas teorias da história tem se desenvolvido por um viés crítico, que vê na dinâmica, nos detalhes, das diferenças, nas rupturas e continuidades, a verdadeira definição da história. Algo menos relacionado ao passado em si, e mais ligado às necessidades e demandas do presente.